FacebookTwitter

A voz de Deus e o Clash of Clans

By on abr 19, 2016 in Coisas do Alto | 1 comment

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

clash-of-clans-2Talvez você tenha dúvidas sobre o que é realmente ouvir a voz de Deus, e o que fazer para passar a sentir de uma maneira mais perceptível a orientação do Espírito Santo na sua vida. Espero que essa história ajude você a refletir sobre isso, como me ajudou.

Voltando de uma viagem de férias com a família, fomos obrigados a fazer uma escala de quatro horas em um determinado aeroporto. Estávamos eu e meus três filhos, pois minha esposa já havia retornado no dia anterior por um compromisso de trabalho. Procuramos nos entreter nesse período. Fizemos uma caminhada pelo saguão do aeroporto, que não era assim tão grande, e fomos a uma livraria onde compramos revistas e gibis.

Sentamo-nos os quatro em um banco grande, e cada um mergulhou na sua leitura, alheios ao ruído de fundo natural de um ambiente de aeroporto – chamadas para embarque no alto-falante, pessoas passando de um lado para o outro com as suas malas, algumas apressadas, outras caminhando vagarosamente enquanto olhavam as vitrines das lojas.

De repente minha filha menor fala ao irmão – “Você ouviu?” “Sim”, ele responde imediatamente, enquanto olha para os lados. “Lá, é aquele ali” diz, apontando para um atendente em uma loja próxima.

“Filho, você ouviu O QUÊ?” pergunto, já meio espantado.

“Ele está jogando Clash of Clans no celular, e coletou ouro”, respondeu.

“Como você sabe? Ele está longe!”

Ele saca o celular, abre o jogo, faz algumas manobras e pronto – vem o som do prêmio. “Foi isso, esse é o som”.

Fechei a revista, apurei os ouvidos e, algum tempo depois, ouvi o som mágico bem baixinho. Ouro!

Ora, isso tudo é muito interessante. Por que eu não fui capaz de ouvir o som logo de início? Porque meus ouvidos não estavam treinados. Era um som novo para mim, afinal, eu não jogo Clash of Clans. Quando o som me foi mostrado, pude ficar atento a esse novo som e identificá-lo.

Mas nesse treinamento, meus filhos estão muito à minha frente. Eles foram capazes de distinguir o som em meio ao barulho, e sem nem mesmo estarem procurando por ele. Seu cérebro está tão treinado que foi capaz de detectar esse som durante a leitura de uma história em quadrinhos. A sensibilidade maior vem da capacidade de se identificar algum padrão mesmo quando não está se procurando por ele.

É impossível não fazer a analogia com a ação do Espírito Santo em nossas vidas. Queremos ouvir a voz de Deus, mas não estamos treinados para isso. Não temos sensibilidade espiritual. Nossos ouvidos estão atentos a tudo o que acontece à nossa volta, mas não conseguimos distinguir a voz de Deus em meio a tantas “vozes” ao nosso redor: nossa própria vontade, opiniões de outras pessoas, o “senso comum”. Você sabe a lista.

Devemos buscar ser como os meus filhos na situação do aeroporto. Foram capazes de ouvir o som do jogo mesmo sem estarem procurando por isso. Nós temos que ser capazes de ouvir a voz de Deus não apenas no nosso momento de hora silenciosa, durante um culto na igreja, ou enquanto oramos ao som de um louvor. Sim, esses são os momentos onde estamos mais atentos a ouvir Deus. Mas, além disso, temos que ser capazes de ouvir a Deus durante todo o nosso dia. No nosso trabalho, na escola, no trânsito – enfim, mesmo quando não estamos em “atividades espirituais”.

Quando aguçarmos essa sensibilidade, Deus vai poder passar a falar conosco sobre coisas que talvez não estejamos acostumados mais a ouvir, como nos mostrar alguém que precisa de uma palavra de bênção em nosso trabalho, uma linda flor a ser observada enquanto passamos correndo pela praça, uma oportunidade de evangelismo em uma conversa despretensiosa no café.

Isso tudo requer um treinamento em nossa audição espiritual. Não é uma chave ON-OFF que pode ser ligada com uma oração. Leva tempo. E esse treinamento vem através de um tempo diário a sós com Deus, pela meditação na sua palavra, e principalmente por um coração atento a ouvir a um Deus que quer se relacionar conosco nas 24 horas do nosso dia.

Deus tem muito mais a nos falar. Muitas oportunidades. Mas temos que estar treinados. Você aceita o desafio? Ei … ouvi o som de ouro, você ouviu?

(Ficou curioso sobre como é o som da coleta do ouro no Clash of Clans? Ouça no link abaixo)