FacebookTwitter

Consertando o aquecedor BOSCH GWH 300 com erro 61

By on jul 15, 2017 in Tecs | 3 comments

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

Faz alguns meses o aquecedor a gás do meu apartamento começou a dar problemas. Algumas vezes ele não ligava a chama ao abrir a água, e indicava o erro 61. Na maioria das vezes bastava desligar o aquecedor (o aquecedor mesmo, e não simplesmente fechar a água) e ligá-lo novamente que o problema desaparecia.

Depois de algumas semanas o problema começou a ficar mais frequente, até que em certo momento ele praticamente não ligava mais a chama, mesmo desligando e ligando sucessivas vezes.

Observando o funcionamento, notei que o erro ocorre quando a ventoinha do aquecedor não é acionada. Por ser um aquecedor que precisa de ventilação forçada, a falha da ventoinha impede que o gás seja aberto – isso é um recurso de proteção importante. Ou seja, o erro 61 ocorre quando há uma falha da ventoinha (ou ventilador).

Como o aquecedor já estava funcionando faz alguns anos, não havia mais garantia. Abri o mesmo procurando algum mal contato nas conexões da ventoinha, mas tudo parecia em ordem. Retirar as conexões da placa e colocar novamente pode ser a solução para alguns, como indicado neste video. Fiz isso e ele funcionou mais algum tempo, mas depois já não resolvia o problema

Após alguma pesquisa na Internet, vi que alguns consumidores descobriram que um tapa do lado do aquecedor o fazia voltar a funcionar, como neste video. Tentei o truque do tapa uma vez e funcionou, mas depois já não resolvia mais.

Ora, se um problema é resolvido com um tapa, isso tipicamente é uma condição de mal contato. Mas eu já havia conferido todos os conectores, e estavam todos bem firmes. De forma que parti para uma solução mais radical. Retirei a placa e conferir todas as soldas dos componentes. Observei que uma parte da placa estava com pouca solda – provavelmente uma falha no processo de soldagem – alguns destes pontos com bem pouca solda. Refiz as soldas desta parte da placa, bem como de todos os conectores da placa. Sucesso! O resultado foi que o aquecedor está funcionando já faz duas semanas sem nenhum problema.

A placa está presa ao fundo do aquecedor por dois parafusos que podem ser retirados facilmente. Os conectores tem trava, mas saem facilmente. Ficam apenas 3 fios: 2 deles estão conectados a sensores específicos, e devem ser desconectados na ponta do fio. Há também um fio terra, com um conector que está preso à carcaça por um parafuso. Todos estes 3 fios podem ser soltados facilmente.

A tampa da caixa onde está a placa está presa por 4 parafusos. A placa está parafusada na parte inferior da caixa por 5 pequenos parafusos. Mesmo depois de soltar estes parafusos tive a impressão que a placa estaria colada na tampa inferior, mas não era o caso. É provável que o verniz da placa tenha grudado na tampa inferior – com algum cuidado consegui soltar a placa da tampa inferior.

Se você não tem experiência com isso, ou não tem um bom ferro de solda ou tem e não sabe como usá-lo, peça a ajuda a um amigo que mexa um pouco com eletrônica em troca de uma boa pizza. Não é necessário conhecer o funcionamento do circuito – basta uma inspeção visual para observar os pontos onde refazer a solda será necessário. Sugiro – como eu fiz – também refazer a solda dos terminais dos conectores.

Aposto que você pagar uma pizza para seu amigo vai ser mais barato do que trocar a placa, que custa cerca de R$300, mais a mão de obra do técnico.

Se você é o técnico que seu amigo chamou para ajudar, seja camarada. Uma boa pizza e um bom papo muitas vezes vale mais do que uma grana.

Não tirei fotos do processo das soldas, mas seguem algumas fotos do aquecedor desmontado.

Conectores da placa. Tirei essa foto para ter certeza de que iria colocar todos os conectores no local correto novamente. Mas não foi necessário, pois os conectores são diferentes, e não entram no local errado.

Aquecedor após as soldas terem sido refeitas. Não coloquei a placa no lugar original, mas a deixei presa na carcaça do próprio aquecedor.

Aquecedor BOSCH GWH 300

Aquecedor BOSCH GWH 300

3 Comments

  1. Islande Silva

    julho 17, 2017

    Post a Reply

    Olá colega. Seu post tem fundamento ! Algumas vezes acontece isso mesmo mas não é regra. Existe também a possibilidade de mal contato em outras partes. O fato de desmontar e remontar já corrige o erro por um tempo. Se a ventoinha estiver pesada, suja ou comprometida, tanto uma limpeza quanto um “tapinha” também podem fazer funcionar momentaneamente.
    Mas ATENÇÃO, para o seu modelo de aquecedor, alguns tem conectores da mesma cor em posições diferentes e é bem possível que um leigo erre na hora de conectar, causando um mal bem maior. Parabéns por sua iniciativa !!

  2. Daniel

    julho 18, 2017

    Post a Reply

    Vou te contratar para consertar os aquecedores que têm aqui no INTO amigo. Pago a pizza e comemos conversando sobre o serviço ao nosso Senhor rs. Abraço e saudade de todos!!

    • David

      julho 20, 2017

      Post a Reply

      Aceito o convite para a pizza! Quanto a consertar os aquecedores do INTO, passo. 😀

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *