Questão: um Alpha VHD-Pre da SSL com problema no Phantom Power. No mais, todos os canais funcionando normalmente.
Desafio: Sem nenhuma informação, poucas coisas nos fóruns técnicos, sem esquemas ou diagramas.
Após abrir o equipamento, é possível ver claramente os circuitos dos quatro canais, e uma parte separada que tudo indica ser a fonte de 48V. A fonte principal do equipamento é totalmente, externa, entregando no cabo de alimentação +5V, +15V e -15V. Ou seja, o 48V deve estar sendo gerado por algum tipo de fonte chaveada, possivelmente a partir dos 5V.
Observando com mais atenção dá prá ver dois indutores, dois diodos bem grandes, e um transistor MOSFET. Elementos típicos de uma fonte chaveada.
Para confirmação final, um 74HC240, “Octal Buffer And Line Driver”. Um componente que não faz sentido em um equipamento de áudio, exceto se for para servir de “driver” para uma fonte chaveada.
Algumas medidas iniciais indicam que o oscilador está funcionando, e jogando pulsos no gate do MOSFET, porém a tensão no drain não é alta como deveria ser. Os indutores estão esquentando, o que também não é exatamente normal. Os capacitores parecem estar em bom estado.
Uma fonte chaveada envolve um indutor, um elemento de chaveamento (um transistor, tipicamente um MOSFET), um diodo para retificação e capacitores para estabilização. Quanto maior a frequência de chaveamento, menor pode ser o valor (e tamanho) dos indutores, porém o circuito vai precisar de componentes mais rápidos.
Pesquisando nos fóruns, há a indicação de potencial problema nos capacitores, ou mesmo no MOSFET, que teria que ser substituído por um outro modelo, segundo um boletim técnico do próprio fabricante:
They couldn’t send me the schematics for “intellectual property reasons”, but told me that this fault can develop on the first batch of Alpha Channels and instructed me to remove TR9 and replace it with a MOSFET N-CHAN 100V 0.3R. There was a BSP372 in place for TR9 and this unit is a 100V mosfet so I’m guessing that my Alpha Channels are not of the 1st batch. I replaced it anyway with a F9530N mosfet (TO220 instead of SOT223-3, but I made it fit in).
https://www.gearslutz.com/board/geekslutz-forum/1007344-ssl-xlogic-alpha-vhd-pre-phantom-problem.html
There must be something else going on in the 48V section because it still has no phantom. Anything else works fine.
Hello Fullscale.
https://www.gearslutz.com/board/geekslutz-forum/1007344-ssl-xlogic-alpha-vhd-pre-phantom-problem.html
SSL sent me the 2nd bulletin.
Assuming you know what they say in that 2nd one: I did what they told me, used a 1N4148 for the Silicon 200mA 75V Diode, a simple 10K resistor (not a 0.5% precicion one), a 100nF (very small ceramic cap) and an IRF830 (500V, 4.5A, 1.5ohm, TO-220) for the N-channel mosfet. The original one was a BSP372 (100V, 1.7A, 0,31 Ohm, SOT-223) that was shorted and I couldn’t find this IC in particular.
Now I get 16.4VDC for phantom on the mic in connectors insted of 48V. Before the modification I got 5VDC.
I’m not sure if the 1.5 ohm on IRF830 instead of 0.3ohm on the BSP372 has something to do, as “davidsrsb on diyaudio forum pointed out.
Also, I have no idea what caused the phantom to disappear in the 1st place.
Help? Please?
Ok. Dicas avaliadas.
Capacitores trocados, mas o problema persiste. Uma ideia é retirar o TR9 (ZXMN6A08 MOSFET canal N) para testá-lo à parte, mas ao tentar fazer isso acabei quebrando mesmo… :O
Bom, então o jeito é comprar outro e colocar no local. SMDs são chatos.
Acabei comprando um IRF840 (não achei o IRF830, mas pelas especificações dos mesmos não haverá problemas) para substituição. A pinagem dos mesmos é similar ao ZXMN6A08, apesar do IRF840 não ser SMD.
Componentes substituídos. Na foto ainda estão os capacitores novos, já que não havia certeza se os anteriores estavam bons ou não. O MOSFET teve que ficar de pé por enquanto.
Sucesso! 48V obtidos após o regulador de tensão:
Sucesso. Agora é voltar os capacitores originais e “abaixar” o MOSFET, pois se ficar em pé vai tocar na tampa do equipamento. Ainda quebrei o terminal de um dos capacitores tentando recolocá-lo – Ah, esses SMDs.
Como referência, seguem as medidas obtidas em alguns pontos do circuito após o conserto. Pode ajudar alguém que esteja trabalhando no mesmo problema. O equipamento tem três pontos de teste (test points) marcados na placa, TP1, TP2 e TP3. TP3 é o ponto onde deve haver aproximadamente 48V continuos, que é a alimentação que vai para os canais do pré. TP1 e TP2 são os pontos de verificação do oscilador.
Trackbacks/Pingbacks