FacebookTwitter

Avaliação TP Link Deco M5

By on set 13, 2018 in Tecs | 20 comments

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

Aproveitei a mudança de endereço para dar uma turbinada no WiFi de casa. Anteriormente eu usava dois Access Point com SSIDs distintos, e tinha que manualmente trocar de rede quando andava pela casa. Depois de pesquisar um pouco decidi comprar o Deco M5 da TP Link, que entre outras coisas, prometia uma transição entre os Access Point sem precisar trocar de rede.

O Deco M5 promete uma rede “WiFi Unificada”, que é que eu preciso. Além disso, indica que as três unidades do dispositivo se conectam da forma que acharem melhor (cabo, 5GHz ou 2,4GHz) trocando informações entre si. Também promete um controle total da rede através de uma aplicativo para celular, que pode ser usado de qualquer lugar (via Internet).

Mais informações do fabricante no site do produto.

Configuração

O Deco M5 pode trabalhar no modo roteador ou bridge. No modo roteador ele oferece NAT, anti-virus e controle parental, já que ele fica responsável por gerenciar todo o tráfego. Para os testes, usei o modo roteador.

Tenho uma conexão Oi Fibra 100 Mbps, através de uma ONT Nokia GPON Home Gateway G-240W-A. Conectei uma unidade Deco a umas das portas e fiz a configuração pelo celular, usando o aplicativo da TP-Link via Bluetooth. Não há outra forma da fazê-lo pois não há interface web disponível. Após a primeira unidade configurada e funcionando, espalhei as outras duas pela casa e fiz a conexão das mesmas. A partir da segunda unidade é necessário uma conexão para a internet, para a criação da conta na TP-Link. Sim, é necessário ter uma conta na TP-Link. Talvez eu devesse fazer a configuração das unidades colocando-as todas próximas uma da outra no início, para facilitar que elas se conectem. Mas mesmo assim – depois de algum tempo – elas se encontram e se conectaram.

Eu esperava que – devido à distância entre elas – eu precisaria interligá-las via cabo Ethernet, porém isso não necessário e o desempenho é muito bom. Mesmo depois de duas ou três paredes (paredes de tijolos, não americanas, de “papelão”), elas foram capaz de se conectar e manter uma qualidade de rede muito boa. Na figura, X é o roteador da Oi. As unidades Deco estão nas posições 1, 2 e 3. Observe que as posições estão nos extremos do imóvel.

Se eu fosse fazer os testes usando um servidor na Internet, poderia ter problemas de banda e capacidade do servidor. Assim, decidi colocar um  um servidor iPerf para rodar em um desktop, uma vez que a banda máxima prevista é maior do que os 100Mbps contratados de internet. Todas as conexões físicas são em gigabit (1Gbps).

O primeiro teste foi feito com um laptop conectado fisicamente ao roteador Nokia, buscando ver qual a máxima velocidade que o servidor iperf poderia suportar. O resultado foi de 535Mbps. Isso indica provavelmente a capacidade máxima que poderia ser obtida, considerando-se o servidor iperf, o roteador Nokia e o laptop usado para o teste.

Posteriormente foram feitos testes em vários pontos desta rede, tanto usando-se conexão física e WiFi, nas frequências de 2,4GHz e 5GHz. Os testes no Wifi foram feitos via celular, para poder selecionar corretamente as redes 2,4GHz e 5GHz. Os resultados estão indicados abaixo:

Observe-se que na unidade Deco 1 já há uma pequena perda de capacidade, que é evidenciada na redução da velocidade máxima de 535 para 415Mbps. Isso provavelmente é decorrente do tratamento interno do tráfego, já que há funções de NAT, parental control, anti-virus entre outras. Para um dispositivo de uso residencial essa perda já é esperada. A velocidade obtida no WiFi 5GHz e 2,4GHz estão de acordo como máximo previsto para essas redes.

No Deco da posição 2 já pode-se observar uma queda bastante maior, resultado do fato de a passagem de sinal entre as unidades 1 e 2 depender do sinal WiFi 2,4GHz e 5GHz. Ainda assim obtém-se 75Mbps na porta Ethernet desta unidade. Porém quando se busca a conexão via interface WiFi 5GHz a queda é mais acentuada, uma vez que essa banda de frequências é usada tanto para troca de sinalização entre as unidades 1 e 2 como para o laptop que está consumindo o tráfego

No Deco da posição 3 essa situação é ainda mais acentuada, com uma capacidade máxima de 23,7Mbps na porta Ethernet, e as reduções resultantes no WiFi 5GHz e 2,4GHz. Ainda assim pode-se considerar que 11Mbps após dois “saltos” via WiFi é um bom resultado, sendo suficiente inclusive para aplicações de video. Conectei um sistema de IPTV à porta do Deco 3 e foi possível assistir à televisão normalmente, com algumas muito eventuais na imagem. Considerando-se que essa não é a situação de uso ideal, o resultado é considerado muito bom.

As unidades Deco foram capazes de operar muito bem com um nível de sinal bastante pequeno entre elas. Em alguns casos, um nível de sinal menor do que um telefone ou laptop poderia receber. Isso indica uma boa implementação MIMO e um receptor com um nível de recepção mínimo bastante alto. Infelizmente a documentação não diz quais são estes limites, mas foi possível fazer algumas medidas para o cenário onde o teste foi feito.

Observe-se que o sinal do Deco 1 chega extremamente atenuado na posição onde está o Deco 2, sendo de -67dBm e -85dBm para o WiFi 2,4GHz e 5GHz respectivamente. Os mesmos níveis podem ser observados entre o Deco 2 e Deco 3, sendo que Deco 1 e Deco 3 mal conseguem se comunicar. Ainda assim eles conseguiram efetuar a conexão e mantê-la ativa.

Experimentei interligar as unidades Deco 1 e Deco 2 com um cabo Ethernet, para conferir que a conexão entre as unidades também pode ser feita via cabo. Os resultados estão abaixo.

Fica bem claro que a conexão via cabo é possível, uma vez que a unidade Deco 2 passou a ter um desempenho bastante similar à unidade 1. Por extensão, a unidade Deco 3 também se beneficia, uma vez que a unidade Deco 2 agora trabalha em sua capacidade máxima, e não precisa usar o WiFi para conexão com a unidade Deco 1, ficando totalmente disponível para atender a unidade Deco 3 e os seus clientes.

Conclusões

Quando adquiri o sistema Deco, imaginei que haveria problema de conexão entre as unidades, e cheguei a me preparar para deixar um cabo Ethernet passado entre as três posições. Porém acho que posso adiar esse projeto. O desempenho final tem sido suficiente para o meu uso. Mas se for necessário, posso passar um cabo e haverá um ganho de desempenho considerável.

Quanto à usabilidade, a instalação do sistema é bastante fácil e prática. Não é necessário um conhecimento de redes IP ou similares. É ligar e usar. O aplicativo usado para a configuração é autoexplicativo. Porém, é tudo no conceito “Apple”. Não há muitos detalhes, informações avançadas. Nada que prejudique a usabilidade em uma instalação residencial comum, mas se você deseja alguma configuração mais específica, vai ficar desapontado. Alguns exemplos:

Há outros recursos bastante interessantes, como controle de banda por dispositivo, acompanhamento do tráfego em tempo real por dispositivo, controle de horário de uso, banda, controle parental, antivírus, teste de velocidade internet entre outros recursos. É possível priorizar o tráfego de um dispositivo em detrimentos de outros (por exemplo, o tráfego de uma smart TV).

Em resumo, o Deco M5 é um bom dispositivo, que resolveu meu problema de cobertura. Um pouco caro: R$1250 no Brasil. Mesmo nos EUA, seu preço não é barato: U$225. Acredito que o preço deve baixar com o tempo, uma vez que há outros concorrentes chegando. É esperar para ver.

Para ficar no radar:

Algumas fotos adicionais do processo:

cliente iperf rodando no celular.

Aplicativo mostrando unidades ativas

Aplicativo mostrando unidades Deco ativas

Teste de velocidade do sistema

Teste de velocidade do sistema

Atualização [17/09/2018]

Depois que fiz os testes foi disponibilizada uma atualização do software que já permite um controle mais preciso dos ranges IPs da rede local (rede LAN), entre outros itens.

David Guimarães (david@guimaraes.eng.br)

20 Comments

  1. Wellington

    20 de agosto de 2023

    Post a Reply

    Perfeito, o único site que demonstrou o desempenho cabeado e não cabeado. Parabéns pelas análises.

  2. Vitor Arrais

    15 de janeiro de 2021

    Post a Reply

    Olá, eu gostaria de saber se alguém consegue me ajudar com essa dúvida.
    Eu pretendo instalar 8 Deco’s na minha empresa e gostaria de saber como faço para fazer isso via cabo. A minha ideia seria interligá-los via cabo, porém não sei se isso é possível.
    Já pesquisei bastante e vi que utilizar um switch não é muito recomendado nessa modelo. Então eu conseguiria fazer uma ligação em cadeia entre eles?
    Obrigado

    • David

      25 de janeiro de 2021

      Post a Reply

      Vitor, dê uma olhada nesse meu outro post: https://david.guimaraes.eng.br/deco-m5-com-switch/ Nele eu explico essa questão envolvendo o uso do Deco M5 com switches. Porém, sendo uma empresa, há de se considerar se o Deco M5 é a melhor opção, já que o uso dele é primariamente residencial. Tem algum requisito específico em sua rede, ou vai usar basicamente para acesso à Internet?

  3. Rogério

    2 de novembro de 2020

    Post a Reply

    Excelente artigo e análise. Me solucionou as dúvidas. Não foi fácil achar este ótimo artigo no google, mas ainda bem que encontrei.
    Obrigado!!!!!

  4. HENRIQUE MOREIRA

    22 de outubro de 2020

    Post a Reply

    Amigo, vi em alguns fóruns que com a tecnologia onemesh seria possível fazer a mesma coisa com 3 roteadores como o Archer AX10, vc sabe dizer se é verdade !? A vantagem é o sinal maior devido as antenas externas velocidade maior e mais portas LAN oq acha !?

  5. HENRIQUE MOREIRA

    20 de outubro de 2020

    Post a Reply

    Olá
    Sabe dizer se consigo ligar o primeiro nó no modem da Vivo Fibra, dele um cabo pro um Switch Tplink e desse switch um cabo de rede pro nó 2 e outro pro Nó 3 !? Minha internet modem chega no segundo andar de minha casa de 3 andares, e consigo ligar via cabo os 3 andares a partir do 2⁰. do 2⁰ vai cabo pro 1⁰ e pro 3⁰.

    • David

      21 de outubro de 2020

      Post a Reply

      Olá, Henrique. Embora a documentação não cite especificamente esse cenário, no meu entendimento deve funcionar, pois basta que as unidades Deco estejam interligadas de algum modo (ou Ethernet ou WiFi).

  6. Fabio Felipe

    3 de setembro de 2020

    Post a Reply

    Muito bom o artigo David! Tenho uma dúvida. Reparei que o meu Deco M5 só consegue oferecer em média 25 Mpbs pelo sinal Wi-Fi. Tenho uma rede Oi fibra de 200 Mbps e fiz um teste conectando na rede Wi-Fi do modem Nokia G-240W-C e consigo até 210Mbps de velocidade, porém quando conecto na rede Wi-Fi do Deco M5, consigo apenas 25Mbps. Já fiz um teste ligando o cabo que sai da porta Ethernet do mode da Nokia(mesmo cabo que ligo no Deco) na porta Ethernet de um notebook, e consegui 120Mbps, mas é bem provável que a porta Ethernet do notebook não seja Gigabit. O Único teste que não fiz foi utilizar um cabo Gigabit entre o modem Nokia e o Deco M5, mas entendo que ao menos o Deco deveria me oferecer mais do que 25Mbps. Enfim, poderia poderia me dar alguma dica ? Um forte abraço!

    • David

      4 de setembro de 2020

      Post a Reply

      Fabio, alguns pontos: (1) verifique de qual Deco seu laptop está recebendo WiFi. Ele pode estar recebendo de um Deco mais distante. Você pode ver isso pelo aplicativo. (2) Verifique se você está conectado no WiFi 5GHz ou 2,4GHz. Os desempenhos são bem diferentes.
      Mas não entendi uma questão: como você ligou o Deco ao modem Nokia para os testes?

      • Fabio Felipe

        27 de setembro de 2020

        Post a Reply

        David, eu liguei o Deco ao modem Nokia via cabo de rede via porta Ethernet. Mas tenho uma novidade: depois de olhar a configuração do modem Deco, eu percebi que tinha configurado controle de QoS. Depois de desativar eu consegui 200mbps utilizando o Wifi do Deco. Agora está tudo certo. Um abraço.

        • Marcus Vinicius Pereira

          5 de novembro de 2020

          Post a Reply

          Como desabilita o QoS no Deco M5? Outra coisa, seu roteador está como bridge?
          Tenho uma rede de fibra ótica com 320Mbps, mas quando não estou ao lado do Deco principal, a uma parede de distância, a velocidade cai absurdamente para 50Mbps.

          • David

            7 de novembro de 2020

            Por padrão, o QoS vem desabilitado no Deco M5. No aplicativo, entre na opção QoS e deixe marcado como “padrão”. Mas aparentemente o seu problema não é o QoS em si, mas sim a propagação do WiFi. Você consegue um bom desempenho quando está ao lado do Deco? Se estiver usando o WiFi em 5GHz, a perda de desempenho é grande mesmo após uma única parede. Se usar WiFi em 2,4GHz vai ter um desempenho melhor. Experimente ver isso usando um aplicativo para celular. Tem um chamado “WiFi Monitor” que pode ter uma boa dica da cobertura WiFi.

  7. Ele é muito bom, porém não achei duas funcionalidades muito importante.
    a primeira como alterar a criptografia da rede de wpa para wpa2. Pois tem alguns novos modelos de notebook que já não conectam na rede wpa devido a falhas de seguranças.
    segundo acho que essa é facil hehehe, como colocar ip fixo nos decos secundários.
    De resto eles são bons.

  8. Alexsandro Teixeira

    17 de maio de 2020

    Post a Reply

    Excelente review David, muito detalhado e informativo. Foi crucial na minha decisão por comprar o Deco M5. Também fiz os testes com o iperf e estou conseguindo velocidades de 240 Mbps no 5Ghz. Acredito que seja devido a atualizações de firmware. Considerando que esse é um roteador mesh dual band, eu optei por colocar todos interligados por cabo ethernet para aproveitar o máximo do equipamento. Se eu fosse interliga-los por wifi, eu iria adquirir um equipamento triband.

    • David

      17 de maio de 2020

      Post a Reply

      Sim, Alexssandro. Depois que publiquei o artigo o equipamento evoluiu bastante. Como eu comentei, achei que seria necessário interligá-los com cabo em minha residência, mas nem isso foi necessário (embora eu tenha feito isso durante os testes). Devo me mudar em breve, e terei que refazer a distribuição na nova residência. Vamos ver como vai ser. Dependendo dos resultados farei uma atualização do artigo.

    • Danillo Graziani

      6 de julho de 2020

      Post a Reply

      Boa Tarde Alexsandro!, gostaria de saber como vc fez para interligar os Deco M5 por cabo ethernet no mesmo switch.. fiz um teste em bancada e não obtive sucesso.. poderia me auxiliar nesse quesito?

      • David

        15 de julho de 2020

        Post a Reply

        Olá, Danillo. A princípio isso não deveria ser problema. No momento estou usando dois Decos ligados diretamente via cabo e está funcionando. Mas vou ter que incluir um switch no meio, para poder derivar para um dispositivo local. Depois de fazer eu comento aqui.

        • David

          19 de julho de 2020

          Post a Reply

          Olá, Danillo. Fiz um teste com o switch entre os dois Decos e não funcionou também. Pesquisando no forum da TP-Link vi que o cenário é previsto, porém existe uma falha conhecida quando é usado um switch da D-Link entre os Decos, que é o meu caso. Qual a marca do seu switch?
          Na página a seguir há a indicação do suporte ao switch, porém na pergunta número 4 é citado o problema com o switch D-Link.
          https://www.tp-link.com/us/support/faq/1794/

  9. Marcelo

    13 de abril de 2020

    Post a Reply

    Muito bom o artigo. Tenho uma dúvida: tenho roteadores alimentados por cabos vindos do roteador principal. Posso ligar os satélites nestes mesmos cabos do roteador principal? Obrigado

    • David

      27 de abril de 2020

      Post a Reply

      Marcelo, acredito que o ideal é interligar as satelites diretamente via cabo de rede. O Deco “principal” deve ser ligado ao seu roteador principal. Foi assim que fiz os testes.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Deco M5 interligados via switch – RESOLVIDO | Arquivo pessoal - […] Faz cerca de dois anos estou usando o Deco M5 para cobertura Internet do meu apartamento. À época fiz…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *