FacebookTwitter

Consertando o Gradiente ESOTECH DR-5.5HT

By on jul 14, 2019 in Tecs | 34 comments

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

Depois de 15 anos de bons serviços, meu antigo receiver Gradiente Esotech começou a mostrar os sinais da idade. Realmente é um equipamento antigo. 5 canais de 100W mais uma saída para subwoofer. Duas entrada óptica, com efeito Dolby Digital e outros recursos. Usava ele ligado em um PlayStation 3, e dava um som muito bom. Será que tem conserto?

Gradiente Esotech DR-5.5HT

O sintoma: logo após ser ligado ele desliga automaticamente. Sem nenhum aviso, sem nenhum erro na tela. Simplesmente desliga automaticamente (lembrando que ele tem um botão de standy-by).

Pesquisando na internet, o site Audiorama, mostra que o Esotech DR-5.5HT é na verdade um Sherwood New Castle R-756.

Página do site Audiorama

Isso é bom, pois os esquemas deste modelo estão disponíveis. Então, mãos à obra.

Esquemas do Sherwood R-756

O R-756 é comandado por um micro-controlador da Sony, um Sony CXP82860. Não é possível saber qual o software que está rodando dentro dele, mas é possível observar que o projeto prevê uma saída para o comando de controle do relé de entrada, ST/BY-RLY, ou stand-by relay. Ou seja, o desligamento está sendo comandado pelo processador.

Mas também existe uma entrada chamada PROTECT, que recebe o seu sinal da placa principal do equipamento. Aparentemente o processador está recebendo uma informação de sobrecarga ou erro de algum outro ponto do circuito, e por isso o software comanda o desligamento, como forma de proteção.

Após desligar flat cable que recebe os sinais da placa principal, não houve mais o desligamento. Ponto! Realmente é o sinal recebido da placa principal que está informando ao processador que há um problema, melhor assim. Então, vamos à placa principal.

Estudei o esquema do equipamento, e realmente há uma linha chamada PROTECT que percorre vários pontos do circuito, a saber, o amplificador de potência e as fontes de alimentação.

Quando desligo o cabo que vai para os amplificadores, a falha continua ocorrendo, ou seja, a falha não é nos amplificadores, ufa! Melhor assim. Então o problema deve ser em uma das fontes de alimentação.

O circuito tem 3 fontes de alimentação: a principal, de +60/-60V, e duas auxiliares, +15/-15V e +5/-5V. Quando desligo a entrada do transformador principal, ou seja, da fonte +60/-60V, a proteção não atua mais. Ponto! A falha é no circuito da fonte +60V/-60V.

Avaliando um pouco mais, dá prá ver que os capacitores da fonte estão um pouco estufados. Hum, capacitores estufados normalmente significa problema. Após retirar os capacitores e testar, dá prá ver claramente que pelo menos um deles está ruim. Ponto!

Novos capacitores comprados. Os originais são 10000uF/63V, porém só encontrei por 80V. Sem problemas, exceto pelo fato de que são mais baixinhos e mais gordinhos que or originais.

Com esse tamanho eles não vão caber na posição original da placa, mas para tudo bem jeito certo? Nada que uma braçadeira de nylon não resolva, não?

Capacitores substituídos, porém a proteção continua atuando … o que não deu certo? Mais algumas medidas no circuito e observo o seguinte: o que eu achei que era uma “cola” para os componentes era na verdade o dielétrico do capacitor estragado, que havia se espalhado pela placa, e estava atrapalhando o funcionamento do circuito de proteção. O jeito é retirar alguns componentes para poder limpar a placa adequadamente. Na foto a seguir aparecem outros capacitores retirados. Observe a “massa” que estava grudada nos mesmos. Não era cola … era do dielétrico do capacitor pifado. Como não vi isso antes?

Após a limpeza da placa, recolocação dos capacitores, e circuito ligado, fumaça! Xi, coloquei um dos capacitores pequenos da posição invertida. Falha básica e fatal! Dá-lhe trocar mais um capacitor. Pelo menos não explodiu. :/

Ainda tive mais um problema, com tantos testes e medidas, acabei danificando um resistor do circuito de proteção de tanto forçar a ponta de prova em cima dele. Não dava prá observar olhando, então levei um tempo para descobrir que ele não estava atuando mais.

Bem resistor trocado, tudo ligado novamente e…

Levou algum tempo, e fiz alguma bagunça em casa, mas deu certo. Fica a dica para quem tiver um problema semelhante.

34 Comments

  1. Anderson

    7 de dezembro de 2022

    Post a Reply

    Olá! boa noite, David! Estou com um JVC RX-6018 que estava entrando em proteção. Sou iniciante nesse mundo da eletrônica, mas pegando dicas aqui e ali fui conseguindo avançar em busca de uma resolução para o problema do aparelho: solda fria nos transistores de saída, daí refiz as soldas e o aparelho parou de desligar, funciona normalmente exceto por uma coisa: o relé fica maluco, acionando a todo tempo depois de alguns minutos de uso, mas o som continua saindo normalmente. Alguma dica? ABS!

    • David

      13 de dezembro de 2022

      Post a Reply

      Olá, Anderson. Dificil dizer sem conhecer o comportamento exato do seu JVC. Mas é possível que, da mesma forma em que havia solda fria nos transistores, possa haver alguma outra solda fria que esteja gerando esse problema. Até no próprio relé. Sugiro dar uma verificar na solda dos componentes maiores (transistores) e também de todos os conectores. Pode haver alguma coisa por ali.
      Boa sorte.

  2. Hsiao Yao Ling

    20 de outubro de 2022

    Post a Reply

    Boa tarde David, tô com um DR 5.5 desligando sozinho, já limpei a placa e troquei todos os capacitores com vazamento e com cola, continua desligando do o mesmo jeito? Tem mais algum procedimento para corrigir esse defeito?

    • David

      25 de outubro de 2022

      Post a Reply

      Olá, Hsiao. Dificil dizer sem efetuar medidas no equipamento. Ele realmente tem alguns mecanismos de proteção que podem estar atuando (proteção contra sobrecarga no amplificador, falha na fonte de alimentação, etc). Mas nesse caso é necessário um diagnóstico mais específico, com as ferramentas adequadas. Pelo menos o esquema elétrico dele está disponível, o que facilita bastante as coisas. Você tem os diagramas dele?

  3. Rômulo

    23 de setembro de 2022

    Post a Reply

    Boa noite.
    Temos um receiver gradiente DR 5.5HT que nos foi deixado, no entanto não sabemos configurá-lo para usar diretamente com a TV.
    Você saberia dizer como posso fazer o som da TV sair no sistema de som conectado ao receiver? Eu conecto minha smart tv com o cabo de fibra óptica à entrada óptica do receiver, mas não sai nenhum som. Saberia me dizer como configurar? Grato desde já.
    Todas as caixas estão conectadas corretamente, pois já fiz um teste ligando ao video game e funcionou perfeitamente, mas quando conecto à smart tv não consigo obter som.

    • David

      26 de setembro de 2022

      Post a Reply

      Olá, Rômulo. Eu uso exatamente desta forma. Pego a saída óptica da TV e ligo na entrada do receiver. Uma vez que o receiver é um pouco antigo, há de se verificar se o formato que a TV está usando é suportado por ele. A melhor forma de confirmar se a entrada optica está funcionando é verificar se, ao selecionar a entrada optica, o código da entrada (O1, ou O2) está piscando ou está fixa. Se estiver piscando, é sinal de que ele não está recebendo o sinal, ou não está conseguindo decodificá-lo.
      Depois vejo como está a minha TV e passo prá você.

  4. Orlando Casini

    25 de julho de 2022

    Post a Reply

    Boa noite David … td. bem ?
    amigo fiz aquisição de um cj. Gradiente Esotec II e estava tudo funcionando perfeitamente. Desliguei ele na quinta-feira e fui ligar novamente ontem domingo. Todos os módulos ligam normalmente, porém, não tem som nenhum !! Teria alguma dica pra me ajudar ou se deu algum problema em algum módulo, qual seria ?
    Ficaria muito agradecido.

    • David

      30 de julho de 2022

      Post a Reply

      Puxa, não conheço o Esotech II. Uma dica é ver se os medidores indicam presença de sinal. E testar a saída de fones de cada módulo (se houver). A saída dos fones do amplificador principal é ligada à saída das caixas, então provavelmente não terá som também. Em alguns casos há um circuito de proteção contra curto circuito nas caixas, que desliga o circuito amplificador para proteger o circuito – sugiro ver se está tudo bem nas saídas para as caixas.

  5. Alexandre Larozzi

    12 de julho de 2022

    Post a Reply

    Meu equipamento foi levado para um assistência técnica e os mesmos estão alegando que se trata de transformador. O equipamento liga, porém o display frontal não aparece nada. Será mesmo que se trata de transformador mesmo ?

    • David

      25 de julho de 2022

      Post a Reply

      Alexandre, dificil ter certeza sem fazer as medidas no equipamento. O que significa “ele liga”? A luz frontal vermelha acende? Quando você aperta o botão ela acende em verde?

  6. Falcão

    11 de maio de 2022

    Post a Reply

    Necessito do controle remoto desse aparelho. Alguém sabe onde comprar?

  7. Falcão

    11 de maio de 2022

    Post a Reply

    O meu receiver está “quase perfeito” mas o controle remoto não funciona. Compre um Philips Universal que tem configuração para Sherwood R-756 mas poucas funções estão disponíveis. Uma muito importente “OnScreeen DIsplay – OSD” não e´configurada.

    Alguém tem uma dica de controle remoto que funcione com o receiver?

    • David

      12 de maio de 2022

      Post a Reply

      Pois é, Falcão. Minha TV tem uma “saída” de infravermelho, pela qual eu consigo controlar algumas funções do HT (configurado como Sherwood), mas não são todas, não. Mas pelo menos o controle de volume funciona.

  8. Roberto

    19 de fevereiro de 2022

    Post a Reply

    Olá pessoal!! Eu ganhei um aparelho desse, e o meu seletor de volume está com problema, ele fica descontrolado quando gira pra baixar ele aumenta… Alguém pode me ajudar com o que pode ser??

    • David

      22 de fevereiro de 2022

      Post a Reply

      Oi, Roberto. Testou a partir do controle remoto? Acontece a mesma coisa ou só quando você usa o botão físico?

  9. Mario

    20 de janeiro de 2022

    Post a Reply

    Pessoal, meu esotech 5.5 não segura
    ( memoriza) a configuração de caixas e subwoofer.
    Eu configuro as caixas e subwoofer. Desligo o aparelho( sem tirar da tomada).
    Quando ligo novamente a configuração já mudou e o subwoofer não funciona.
    É alguma bateria interna?
    Vcs sabem um controle remoto que dê certo nele, pois o meu original estragou por completo.

    • David

      24 de janeiro de 2022

      Post a Reply

      Sim, há uma bateria interna. Acho que a bateria está na placa que fica junto ao painel. Mas se você desliga mas mantém ele em modo stand-by (aquela luz vermelha acesa) ele não deve perder a configuração mesmo com a bateria descarregada.

      • Falcão

        11 de maio de 2022

        Post a Reply

        Na realidade o componente é um super capacitor para manter a configuração do aparelho, armazenada memória volátil. Em geral os super capacitores quando novos retém a informação por cerca de 24 horas.

      • Falcão

        11 de maio de 2022

        Post a Reply

        Na realidade é um super capacitor que, em geral, mantém a configuração por 24 horas, quando novos.
        Já vi para vender em algum site, mas ainda não comprei pra trocar o do meu receiver.

        • Falcão

          11 de maio de 2022

          Post a Reply

          O capacitor é Backup Capacitor C303 0,047 F / 5,5V ligado ao processador pino 44 (+5 V BACK_UP).

    • Gleycimar

      4 de julho de 2022

      Post a Reply

      Bom dia.
      O meu tá com o mesmo defeito quando ligo ele só funciona uma saída.
      Tenho que apertar várias vezes na função esterio e analógico até que libera as 5 saídas de áudio. Já tentei deixar ele na tomada em standbay e não deu certo.

  10. Gleycimar

    15 de novembro de 2021

    Post a Reply

    Quero uma ajuda com meu receiver troquei os capacitores da fonte e não funcionou o problema era na placa da chave seletora 110/220 liguei a fonte direta no 220 mais ele só tem áudio em uma saída, alguém pode me ajudar a funcionar todas as saídas?

    • David

      15 de novembro de 2021

      Post a Reply

      Oi, Gleycimar. A fonte é comum a todos os 5 amplificadores de saída. Assim, se há uma saída funcionando, o problema não é na fonte. O equipamento é o Gradiente ESOTECH DR-5.5HT?

      • Gleycimar

        28 de novembro de 2021

        Post a Reply

        Consegui consertar. Era só configuração no aparelho. Configurei na função Home theater e funcionou normal.
        Obrigado…

  11. Edison

    3 de agosto de 2021

    Post a Reply

    David
    Aqui peguei um pra conserto e era 1 par de transistor de saida SAP 15 em curto e 3 resistores sendo 1 de 560 R e 2 de 4,7R abertos. Apos troca, ficou funcionando como novo.

    • David

      3 de agosto de 2021

      Post a Reply

      Legal. É um equipamento muito bom, e que merece ser consertado quando dá defeito.

  12. Está semana comprei um DR 5.5HT com placa QUEBRADA na saída. Refiz a placa, colei no lugar e soldei tudo que tinha que ser feito. Porém interconectei alguns negativos da saída, não achei que fosse dar problema e ainda não sei. Amanhã verei novamente.
    O que houve? A cirurgia ocorreu bem, porém a caixa central está completamente sem som, nem ruído de fundo apresenta e a única saída do pré amp que não funciona é a do SUB.
    Eu não sei se vou conseguir ler o esquema elétrico do aparelho, gostaria de alguma ajuda pra solucionar esse caso.
    Para fins de curiodidade: o tamanho da placa que estava quebrada era de mais ou me os 7x7cm. Fiz fotos de tudo.

    • David

      21 de abril de 2021

      Post a Reply

      Eugenio, difícil dizer o que pode ser. A primeira sugestão é realmente verificar as soldas. Sugiro usar um multímetro para ver se há condutividade em todas as trilhas (podem haver algumas fissuras que não são facilmente visíveis). Cuidado com a questão da saída da SUB ruim: pode ser configuração. Experimente ver se a configuração dele está realmente mandando sinal para o SUB. Isso é feito pelo painel frontal. O manual indica como fazer.
      Você tem o esquema elétrico dele? Qual a placa quebrada? a placa principal ou uma daquelas placas que vai “em pé”?

    • Bom, sei que o comentário é antigo, mas: o problema da saída do sub era só configuração mesmo.
      Agora meu Receiver está apresentando outro problema, gostaria de ajuda pra conseguir consertar, tenho todos os equipamentos em casa, menos osciloscópio.
      David, você poderia me ajudar?
      Meu telefone: (22) 99616-8299

  13. LUIZ ANDRÉ CAVALCANTI

    11 de setembro de 2020

    Post a Reply

    David, troquei os capacitores de meu Esotech DR5.5 HT, que também tinham vazado o dielétrico. Limpei a placa e substitui os capacitores por outros de mesma capacitância. Consegui 2 capacitores de “audio” de 1000uF, mas com tensão de 80V. Liguei e tudo funcionou. Alguns meses mais tarde apareceu um ruído no canal traseiro esquerdo. Posteriormente, o todos os canais do receiver emudeceram, sem qualquer mudança nas chaves e led’s. Como não tenho osciloscópio, não estiu conseguindo identificar de onde vem o problema. Consegue me ajudar? Obrigado, Luiz André

    • David

      13 de setembro de 2020

      Post a Reply

      Luiz, estranho ter dado ruído apenas em um canal. Caso a falha fosse na fonte, teria problema em todos eles. Mas o ponto de verificação inicial é sempre as fontes de alimentação. Veja se as tensões estão todas corretas. Sugiro, posteriormente, verificar se há algum mal contato no flat-cable que vem do painel para a placa principal. Já tive questões aí.

  14. Carlos Fernandez

    22 de outubro de 2019

    Post a Reply

    o meu esta assim , vou verificar… muitissimo obrigado pelo seu tempo e dicas….
    seria uma pena perder um aparelho tão bom….

  15. Lucas

    13 de setembro de 2019

    Post a Reply

    Muito bom esse post. Tenho um receiver igualzinho e teve o mesmo problema a pouco tempo atrás, liga e depois de uns segundos desliga sem nenhum erro. Vou levar em alguma assistência e levar esse post 🙂 Se tu for de Recife poderíamos ver como ia ficar kkkk abraço

    • David

      11 de novembro de 2019

      Post a Reply

      Legal Lucas. Se o problema do seu receiver for muito diferente, posso fazer um outro post comentando como o seu foi consertado.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *