O problema
Faz cerca de dois anos estou usando o Deco M5 da TP-Link para cobertura Wifi do meu apartamento. À época fiz vários testes de desempenho, e publiquei os resultados neste post.
Faz algumas semanas mudei para um outro apartamento, que já tinha um cabo de rede passado entre dois dos cômodos. Assim, pensei em usar esse cabo para interligar as unidades Deco. Funcionou adequadamente, conforme eu já havia feito o teste no post citado.
Porém, como agora estou com alguns dispositivos a mais surgiu a necessidade de colocar um switch na conexão cabeada entre as duas unidades. Adicionalmente, devido à família toda estar em casa, trabalhando e assistindo aulas, foi necessário espalhar os computadores em diversos cômodos. Tentei usar, sempre que possível, conexões cabeadas para os computadores.
Usei um switch D-Link DGS-1008A, que eu já tinha faz algum tempo, e vem me atendendo bem.
Simplificando, ficou algo mais ou menos como está abaixo.
Apesar de bonito no desenho, o comportamento da rede ficou estranho. A rede toda ficou confusa, conectando e desconectando os dispositivos. Os dispositivos que conseguiam permanecer conectados às vezes não recebiam endereço IP. Alguns nem chegavam a se conectar.
Avaliação
Na página de perguntas frequentas (FAQ) da TP-Link há algumas orientações sobre o uso do Deco M5 com switches. Está confirmado que deveria funcionar.
https://www.tp-link.com/us/support/faq/1794/
Porém na própria página há um aviso indicando que podem haver problemas no funcionamento com alguns modelos de switches. No caso, o meu:
Pergunta: Porque meus Decos ficam instáveis quando estão conectados através de um switch?
Provavelmente é porque você está usando um switch D-Link. A conexão backhaul entre os Decos é baseada no protocolo IEEE 1905.1. Entretanto, descobrimos que alguns switches D-Link não encaminham os pacotes deste protocolo, fazendo com que as unidades Deco entrem em loop e fiquem instáveis. (…)
A chave do problema é justamente a falta do tratamento do protocolo IEEE1905.1 pelo switch. Esse protocolo usa em endereço MAC específico para troca de informações. Um “Group Address” que funciona, de forma simplificada, como uma mensagem broadcast. Ou seja, mensagens enviadas para esse endereço serão replicadas para todos os dispositivos conectados a essa rede local.
De qualquer forma, aparentemente esses pacotes não estão sendo corretamente encaminhados pelo switch, fazendo com que os mesmos não consigam se comunicar, gerando a instabilidade. O próprio documento da TP-Link sugere que o switch seja substituído por outro modelo, ou por um switch da TP-Link.
A solução
Desta forma, adquiri um outro switch, neste caso um TP-Link TL-108E, também com 8 portas gigabit, colocando o mesmo em substituição ao switch D-Link. É um switch mais moderno, com um recursos bastante interessantes, como controle de QoS por porta, IGMP Snooping e várias outras coisinhas.
Após a substituição, tudo funcionou adequadamente, e foi possível (usando recursos de espelhamento de portal do novo switch [!] e o WireShark) ver os pacotes IEEE 1905.1 passando entre as unidades Deco. O próprio WireShark indica que o endereço de destino é o “IEEE-1905.1-Control”, conforme abaixo:
Posteriormente, em contato com a D-Link, ela confirmou que há problemas no tratamento do protocolo IEEE1905.1, e indicou que essa questão está resolvida na versão de hardware E1, que foi lançada em julho de 2019. O meu switch é da versão de hardware D1.
Então, caso você esteja tendo problemas com o uso de switches entre Access Point Mesh, verifique o modelo do switch, e busque ver se ele tem suporte ao protocolo IEEE1905.1. Se for um switch modelo DGS-1008A, verifique se ele é modelo E1 ou superior. Se for modelo D1 (como o meu), haverá problemas.
David Guimarães (david@guimaraes.eng.br)
5 de abril de 2024
Bom dia David, primeiramente parabéns pelo artigo. Bastante esclarecedor!
Uma dúvida, montei uma configuração com o Deco X60 AX3000 muito parecida com a que você apresentou, no entanto estou usando um switch TP-Link LS1008G, você saber dizer se este atende à especificação do protocolo citado? Na página da TP-Link sobre este switch não apareceu suporte a este protocolo especificamente.
Ainda, estou tentando configurar o QoS deste Deco para reduzir o bufferbloat da rede, porém não estou conseguindo estabilizá-lo. Teria alguma dica?
Obrigado.
7 de abril de 2024
Olá, Jeilson,
Acredito que o TP-Link LS1008G deva ter suporte, pois a própria TP-Link sugere o uso dos seus produtos para resolver o problema (está na parte em inglês que eu não traduzi).
Uma forma de reduzir problemas de buffer é configurar no Deco uma taxa levemente abaixo do máximo que você tem contratado em seu provedor. Isso pode melhorar bastante o funcionamento da rede, pois o próprio Deco vai evitar que haja um congestionamento no link do provedor. Quando faço um teste usando os recursos do Deco ele me dá 523Mbps/260Mbps de taxa downlink/uplink. Eu configurei o Deco para limitar em 500Mbps/250Mbps. Experimente fazer uma configuração assim. Ele vai dar um aviso que a taxa definida é menor do que a disponível, mas tudo bem.
14 de março de 2024
BOM DIA, DAVID!!!MUITO BACANA SUA DICAS, PARAB[ENS!!!
SE PUDER ME TIRAR UMA DUVIDA AGRADEÇO!!!
POSSO COLOCAR O DECO PRINCIPAL RECEBENDO INTERNET DA OPERADORA, COLOCARIA UM SUWICTH, E PLUGARIA COM UM CABO SO CHEGANDO NO SEGUNDO M5, DO SEGUNDO PRO TERCEIRO EASSIM SUSSECIVAMENTE, FUNCIONARIA COM UM NOME SO DA REDE WIFI, DESDE JA GRATO!!!
15 de março de 2024
Olá, Marcelo.
Sim, se você conectar as unidades após o primeiro Deco, elas serão vistas como uma só pelo aplicativo, e você controla elas todas as uma vez – mesma rede WiFi, mesmos parâmetros, etc.
David
7 de dezembro de 2023
Olá meu amigo, peço uma grande ajuda…
Tenho uma ONT “G-240w” da operadora, sendo que eu uso a porta USB para armazenamento na rede.
Gostaria de por duas unidades Mesh Cabeada após essa ONT Nokia para expandir o Wifi.
(Essa ONT ficaria com o wifi desligado, só usaria ela pelo armazenamento USB na rede).
Obs: Ainda não comprei O Roteador mesh
1- Pensei em por a ONT em modo bridge desativando o DHCP, deixando a unidade Mesh gerenciando a rede. Se eu fizer isso, o USB da ONT continuara na mesma faixa de IP que o roteador mesh conectado após a ONT, deixando eu me conectar a ele?
2-Outra opção que não encontrei acessível, seria um roteador mesh com USB. (Só encontrei o “Ax9000 xiaomi”).
3-Minha ultima ideia seria parecido coma segunda…Uma ONT com USB e que faça Mesh. (não achei)
A única opção que eu consegui achar foi a de numero “2”, porem o único roteador que achei é muito caro pro meu uso cotidiano “Ax9000 xiaomi”.
Gostaria de saber se a 1° opção funcionaria, ou como faria funcionar…ou outras ideias!
7 de dezembro de 2023
Olá, Andrews.
Minha sugestão é manter a USB na ONT. Neste caso você deve manter as unidades Mesh em modo bridge, para que a ONT seja acessada na rede local por todos os elementos. Se você colocar as unidades Mesh em modo router, o acesso à USB da ONT pode não ser possível. A desvantagem, neste caso, é que você perde parte dos recursos das unidades Mesh, como proteção e firewall, por exemplo.
4 de outubro de 2023
Bom dia meu amigo, tudo bem com você?
Estou enfrentando um problema na minha rede e com seu conhecimento, creio que consiga me ajudar.
Possuo o roteador do provedor de internet, saindo um cabo de rede pela porta lan e ligando em um DECO M5 (em AP), deste, saindo um cabo e indo até um switch Tp-link Ls1005g, de onde interligo mais 2 DECO M5.
Em um dos DECO, está ligado um NVR da intelbras via cabo, onde o mesmo ganha IP, tudo certo até ai, porém possuo cameras wifi (todas da intelbras também) que funcionam sem problemas pelo aplicativo, mas no NVR não as localiza, se tento pingar pelos IPs não há comunicação.
Obs: o roteador do provedor, está com o wifi desativado, mas se eu ativo e conecto as cameras por esse SSID, o NVR encontra as cameras sem problema, mas esse wifi não é suficiente para cobrir a area que preciso, por isso uso 3 DECO M5.
Será que o problema pode ser nesse switch, mesmo sendo TP-Link? Consegue imaginar alguma outra situação/solução?
Desde já muito obrigado!
5 de outubro de 2023
Olá, Lucas.
Não consigo imaginar o que pode ser. Mas sugiro fazer um teste com o Deco principal configurado para modo BRIDGE. Nesse modo ele age de forma transparente, sem dar o endereço IP. Acho pouco provável que seja um problema no switch. Uma sugestão é conectar uma das cameras ao mesmo Deco onde está o NVR, assim não passaria pelo switch.
David
9 de agosto de 2023
Top!! Não entendi muito bem pois é para nível mais avançado em redes, não é meu caso…rsrs.
Vou montar uma rede para um cliente e estou com uma dúvida, ele tem 3 deco m5, um router Mu-Mimo AC1300.
Penso em configurar o modem da operadora em bridge espetar o router, e os deco conecto um em cada porta do router ou somente em um, e os outros 2 em serie com o outro?!
11 de agosto de 2023
Jorge,
Sim, é uma das opções.
Os Deco que estiverem após o router não precisam estar em série, podem estar em qualquer configuração. Mas devem ser configurados em bridge. Observe que, neste caso, são duas redes Wifi distintas: a rede “Deco” e a rede Wifi do “Mu-Mimo AC1300”. Não há como unificar estas duas redes, mesmo que usem o mesmo SSID.
5 de agosto de 2023
Parabéns pela paciência em compartilhar conhecimento e seu tempo. Minha necessidades auxílio está na configuração que irei montar.
Do modem da operadora gostaria de instalar um switch TP-Link TL-SG1016DE série 10/100/1000MBPS, e para 4 Decos usarei um cabeamento saindo de portas do switch. Um quinto Deco irá se conectar na rede usando a banda dos outros Decos. Também teremos na residência cabos alimentando outros devices (tvs etc).
Alguma recomendação em especial nessa configuração?
Abração!
Alexis Machado
7 de agosto de 2023
Olá, Alexis.
Não sei se entendi corretamente a sua topologia, mas seguem os comentários:
(1) não há problemas em usar o switch integrando os Decos, conforme está no post publicado
(2) se você deseja usar os recursos de proteção e gerenciamento da rede do Deco, você deve ter uma unidade Deco *entre* o roteador da operadora e switch, onde estarão ligados as outras unidades. Todo o tráfego de internet deve passar pelo Deco principal.
(3) Se o switch estiver entre o roteador da operadora e os Decos, você terá que usar o modo bridge. Funciona, mas perde funcionalidades do Deco.
Dê uma olhada com detalhes no post que essas questões estão explicadas lá. Se tiver alguma dúvida é só me escrever.
19 de agosto de 2023
Entendi meu caro! Mas se irei utilizar o switch para outros devices que receberão cabo direto … (além dos “Decos secundários”)…ainda assim utilizo o Deco Main antes do switch?
30 de agosto de 2023
Sim, se quiser usar o modo router.
25 de julho de 2023
Cara, parabéns pelo conteúdo, aprendi muitas coisas.
Tenho um par de deco e minha internet está bem lenta, latência acima de 300ms, antes de ver qualquer coisa com a operadora estou tentando descobrir se é algo na minha rede. Irei validar meus switchs sobre essa questão do IEEE, não são D-LINK mas sim TP-LINK, mas vai que também não suportem rsrs.
Uma dúvida que estou, não sei se sabe me ajudar, mas pelo que vi em alguns vídeos o pessoal costuma configurar o DHCP no modem da operadora e deixar o roteador em modo bridge, no meu caso meu modem da operadora é muito ruinzinho então fiz o inverso, deixei ele em modo bridge e o roteador está com o DHCP, você sabe se essa solução também é comum, ou se pode ser por isso alguma lentidão?
O problema dessa configuração é que não consigo mais acessar o modem da operadora de forma alguma, mas teoricamente se não desse problema e lentidão nem precisaria acessá-lo mesmo hehe
Outra dúvida é se nesse caso, o modem da operadora estando em bridge, se o meu roteador principal deveria clonar o mac, ou se isso só era necessário quando utilizavamos conexão com login e senha.
Não sei se deu pra entender minha rede, agradeço desde já.
1 de agosto de 2023
Eduardo, eu prefiro usar o Deco em modo roteador para poder usar todos os recursos dele. Neste caso, para acessar o roteador da operadora, você precisa definir uma rede LAN com faixa diferente do roteadora da operadora. O roteador da operadora normalmente usa a faixa 192.168.0.x/24. No meu Deco eu uso 10.1.1.0/24. Aí fica bem diferente, e você vai conseguir acessar, a partir da sua LAN, o roteador da operadora.
Isso inclusive pode ser o motivo da lentidão. Tente ajustar isso e faça o teste de latência novamente.
Aliás, faça o teste a partir do Deco e depois direto no roteador da operadora, para ver a diferença. Sugiro acessar o SpeedTest.net através de um laptop conectado no cabo (não use WiFi).
25 de abril de 2023
Olá David, impressionante o seu conhecimento, muitas dúvidas esclarecidas. Gostaria de tirar uma dúvida com você …. Tenho um roteador AX73 da TP-link e ele não é compatível com a rede mesh do DECO X60, ele é compatível com a rede Onemesh, gostaria de saber então se é preferível manter o AX73 e comprar 2 outros roteadores compatíveis com a rede ONemesh ou seria melhor descartar o AX73 e comprar 3 DECOs X60 e fazer minha rede mesh? Lembrando que preciso de 3 equipamentos para cobrir toda minha área.
Faço essa pergunta pois entendo que o roteador AX73 é bem mais potente do que um DECO X60 e por isso queria mante-lo como roteador principal. Caso positivo, quais outros roteadores onemesh vc recomenda para completar minha rede? Obrigado.
26 de abril de 2023
Hehe, não tenho muito conhecimento, não. Mas conheço as pessoas certas para perguntar. No caso, para a sua pergunta eu tive que consultar uma amigo, Marcelino Vogel, que é realmente um especialista em WiFi. A TP-Link está fazendo alguns produtos com o padrão OneMesh, em paralelo com o padrão hoje usado pelos Deco. Porém o padrão OneMesh ainda está crescendo, mas NÃO HÁ garantias de que haverá uma grande variedade de produtos usando esse padrão. Então, no momento, é mais garantido usar produtos no padrão Deco do que no padrão OneMesh. Mas não tenho ideia da diferença de valor entre os equipamentos, que com certeza também deve ser legado em consideração.
26 de abril de 2023
Obrigado pela resposta. O único “problema” que vejo é que o Archer AX73 (Onemesh) é um AX5400 e o DECO X60 é um AX3000, ou seja, o Archer é bem mais potente que os DECOs. Isso não deveria ser levado em consideração? Lembrando que os preços dos equipamentos são equivalentes.
30 de maio de 2023
Olha, isso depende muito da sua aplicação. Na minha opinião, em uma aplicação doméstica, se você tem uma necessidade de banda tão alta, é melhor colocar o equipamento no cabo. Outra aplicação é se a sua residência tem desafios muito grandes de cobertura (paredes muito grossas, por exemplo), onde o beneficio da modulação mais moderna faz sentido.
Na minha residência tenho cabos para todos os computadores, consoles e TVs. Uso WiFi somente para celular, tablet e quando estou me movendo com o laptop.
1 de junho de 2023
Rede cabeada travando
Mas aí pode acontecer um problema: Um loop na rede.
E isso pode acontecer por problema de um dos switches da rede, especialmente se forem da marca Dlink
Isso é devido ao protocolo utilizado para a conexão entre os Decos, a TP-Link utiliza o protocolo IEEE 1905.1 e alguns switches Dlink não transmitem esses dados nesse protocolo.
Roteadores 5 GHz e 2.4 GHz
Então, caso tenha um problema da rede travar quando os Decos estiverem conectados via cabo de rede ethernet, verifique se tem switches Dlink na sua rede e troque-os.
OBS: Para não ter dor de cabeça, recomendo colocar os switches TP-Link que com certeza seu problema se resolverá.
25 de abril de 2023
Ola David, voce sabe me dizer se com o modelo TP-Link TL-SG105E, funcionaria ? estive vendo e aparentemente é a mesma configuracao do TL-SG108E, mas com 5 portas apenas
26 de abril de 2023
Alberto, deve funcionar, sim.
18 de abril de 2023
Para ser interligado pelo switch o deco tem que estar em Router Mode sendo o dhcp do proprio Deco?
Ou tem como interligar eles em bridge com o dhcp, por exemplo do mikrotik, ligado numa switch TP-LINK
MIKROTIK – SWITCH TPLINK- 4 DECOS M5 BRIDGE DHCP DO MIKTOTIK, funciona?
20 de abril de 2023
Se você quiser usar todas as funções de controle e proteção do Deco, ele deve estar em modo router, e as unidades secundárias devem estar “depois” dele, através do switch. Se as funções de proteção não são relevantes, pode colocar o switch “antes” das unidades Deco e fazer a interligação entre elas. Neste caso, o Deco deve estar em modo bridge.
23 de abril de 2023
Viva. Estive a ler os post se consegui ligar via cabo Ethernet a irem os deco ao switch tp link 16 portas de 1gb
No entanto adiciono um 4 deco. E ele tenta sempre ligar ao wireless o quarto.. já aconteceu trocar a ligação deste para o Ethernet, mas puxa um outro para wireless
Grato
26 de abril de 2023
Filipe, na minha experiência, se ele estiver ligado no cabo, ele não vai tentar a conexão via WiFi. Uma possibilidade é haver algum problema no cabo. Sugiro testar as unidades uma do lado da outra, usando um cabo curto que tenha sido testado com um computador (por exemplo);
14 de janeiro de 2023
David,
primeiro, parabéns pelo conteúdo! Sou leigo no assunto mas já me deu uma luz muito boa no planejamento da rede de uma casa em construção.
Duas dúvidas, se forem muito básicas me desculpe:
1- porque não colocar um switch central, na base próximo ao ONT Fibra, e levar cabos de rede para cada ponto de consumo, ao invés de usar 3 switches espalhados pela casa?
2- passar toda a rede pelo primeiro Deco não limita a qualidade do restante cabeado? Ligar esse primeiro deco a uma porta do primeiro swicth traria algum ganho?
Obrigado
15 de janeiro de 2023
Os comentários e suas respostas são uma aula a parte! A pergunta 2 já está respondida por eles. Sobre a 1, imagino que seja uma limitação de cabos em conduíte, certo? Além disso, me parece que o custo de tomadas lan, cabos, etc, sai maior se puxar tudo do mesmo ponto central do que levar apenas 1 cabo à cada comodo e colocar um switch. Pode confirmar se é isso mesmo (pelo menos no seu caso, já que cada caso é um caso)?
16 de janeiro de 2023
Olá, Fernando. Seu entendimento está correto. Passar cabos em um apartamento já construído é sempre complexo. Na verdade aproveitei um cabo já passado pelo morador anterior e fiz a colocação do switch com 8 portas no escritório. Tenho pelo menos 4 dispositivos ligados o tempo todo nesse switch. Imagine passar 4 cabos vindo do switch central.
Adicionalmente, no escritório uso um drive de rede (tipo Home NAS), de forma que boa parte do tráfego acaba ficando local, neste switch. Como está tudo em gigabit, a perda de desempenho, se existe, é muito pequena.
7 de abril de 2023
Excelente post. Explicação bem profunda e simples. Obrigado.
28 de dezembro de 2022
Olá, David. Tudo bem?
Eu tenho uma rede MESH com apenas 2 decos M4 aqui. Tudo funciona bem quando todos os dispositivos estão usando rede wifi. Basta eu plugar o switch (comprei o recomendado TL-SG108E) no deco principal e cabear o notebook ou a televisão para ficar instável.
Fica notório a falha de conexão no dispositivo que é conectado no cabo. Por ex, se eu utilizar a TV conectada no cabo para assistir netflix, é bem comum eu conseguir ver um episódio de uma série e perder a conexão assim que vai começar o próximo. Parece que a instabilidade não afeta o que já foi carregado pelo buffer do vídeo, mas quando vai começar o próximo episódio (que precisa de um gatilho para iniciar um novo buffer), o aplicativo acusa a falha de conexão.
Já quando uso o computador cabeado, é normal também as páginas não carregarem de primeira e aparecer aquela página do navegador mostrando que estou sem conexão. Se eu dar um refresh na página, ela carrega normalmente.
Eu uso o roteador principal (aquele que vem na operadora) em bridge e o deco como roteador wifi (conexão PPPoE).
Se tiver qq dica que possa me ajudar, eu agradeço.
Abs,
6 de janeiro de 2023
Olá, Patrick.
É normal que o roteador da operadora tenha configurações específicas que talvez o Deco não esteja preparado para emular. VLANs dedicadas para alguns serviços (voz e/ou video) e outras configurações dedicadas, que inclusive podem ser alteradas com o tempo.
Eu sugiro que você inverta a configuração: roteador operadora –> ROUTER, Deco –> bridge.
Ou mesmo que use a configuração que eu uso em minha residencia: ambos como ROUTER, somente cuidando para não haver sobreposição no endereçamento IP (no meu caso do roteador da operadora dá IPs na faixa 192.168.x.x. e eu defini para a minha rede local 10.1.1.x)
Espero ter ajudado.
David
11 de dezembro de 2022
Bom dia David. Tudo bem? Primeiramente gostaria de parabenizar pelo post e por estar aberto em contribuir com os demais. Eu sou leigo em questão de informática e possuo um Deco M5 no meu apartamento de 160m2. Apesar de na caixa falar que o Deco consegue distribuir a rede em 400m2, os meus não estão conseguindo fazê-lo (já tentei distribuir eles em vários formatos pela casa).
Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você consegue me ajudar:
1) Minha internet Tim é de 500Mb: quando vejo a velocidade conectada diretamente ao modem da TIM, ele na rede 5G atinge os 500Mb, porém quando conectado na rede DECO a velocidade máxima chega na casa de 360Mb. Porque isso acontece? Tem algo que eu deva me atentar para que o DECO principal atinja a mesma velocidade contratada da TIM?
2) O DECO Slave que se encontra no meu quarto não consegue atingir nem 100MB de velocidade. Eu possuo um cabo ethernet que leva a internet para o meu quarto. Por isso, pensei em deixar ele conectado no DECO Slave (pensando que a internet com o cabo iria funcionar), porém a internet continua com velocidade baixa. Consegue me dar alguma sugestão do que poderia ser o problema?
3) A minha cozinha fica na parede ao lado de onde fica o meu DECO principal (que está na sala), porém na cozinha a internet oscila e cai muito e acho isso muito estranho por estar bem perto. Tem alguma sugestão em relação a isso também?
Desculpe a grande quantidade de duvidas (leigo mode on…rsrs). Agradeço de qualquer forma mesmo se não puder ajudar, pois o seu post contribui muito para todos.
13 de dezembro de 2022
Olá, Renato.
Vou tentar responder tópico a tópico:
0. NÃO COBRE 400m2. Realmente não vai dar, mas acredito que seja por conta da nossa forma de construção. O material de propaganda é americando traduzido. Lá as paredes são de dry-wall, ou seja, quase de papel. Aqui no Brasil, com paredes de tijolos, o desempenho vai ser mais limitado mesmo.
1. A PERDA DE CAPACIDADE QUANDO PASSA PELO DECO – sim, deve ocorrer alguma perda. No seu caso achei a perda meio alta. Fiz um teste similar em outro post (https://david.guimaraes.eng.br/avaliacao-tp-link-deco-m5/) e a taxa foi de 500Mbps para 415Mbps depois do primeiro Deco. Mas ainda assim é esperada uma perda.
2. PERDA DE CAPACIDADE COM BACKHAUL WIFI – no post que eu citei anteriormente eu faço esse teste também. No meu caso perdeu bastante, mas os Decos estavam distantes entre eles. Se você ligar via cabo o desempenho TEM QUE SER melhor. Veja se o cabo está bom. Eventualmente o cabo está ruim, e o Deco baixa o modo da conexão para 100Mbps. Faça um teste diretamente com o laptop.
3. OSCILAÇÃO – Também tenho esse problema, e acabei usando um PLC para levar o sinal a um Deco que fica na cozinha. A cozinha e a sala pode ter muitos materiais reflexivos (panelas, espelhos, jarros com água) que, se estiverem no meio do caminho entre os Decos, vão reduzir muito o sinal. Dê uma verificada. Se possível passe um cabo.
Outra dica é usar a versão mais atualizada do aplicativo para o celular. Ele dá boas informações sobre a qualidade da conexão entre os Decos.
Boa sorte.
13 de dezembro de 2022
Olá, Renato.
Vou tentar responder tópico a tópico:
0. NÃO COBRE 400m2. Realmente não vai dar, mas acredito que seja por conta da nossa forma de construção. O material de propaganda é americando traduzido. Lá as paredes são de dry-wall, ou seja, quase de papel. Aqui no Brasil, com paredes de tijolos, o desempenho vai ser mais limitado mesmo.
1. A PERDA DE CAPACIDADE QUANDO PASSA PELO DECO – sim, deve ocorrer alguma perda. No seu caso achei a perda meio alta. Fiz um teste similar em outro post (https://david.guimaraes.eng.br/avaliacao-tp-link-deco-m5/) e a taxa foi de 500Mbps para 415Mbps depois do primeiro Deco. Mas ainda assim é esperada uma perda.
2. PERDA DE CAPACIDADE COM BACKHAUL WIFI – no post que eu citei anteriormente eu faço esse teste também. No meu caso perdeu bastante, mas os Decos estavam distantes entre eles. Se você ligar via cabo o desempenho TEM QUE SER melhor. Veja se o cabo está bom. Eventualmente o cabo está ruim, e o Deco baixa o modo da conexão para 100Mbps. Faça um teste diretamente com o laptop.
3. OSCILAÇÃO – Também tenho esse problema, e acabei usando um PLC para levar o sinal a um Deco que fica na cozinha. A cozinha e a sala pode ter muitos materiais reflexivos (panelas, espelhos, jarros com água) que, se estiverem no meio do caminho entre os Decos, vão reduzir muito o sinal. Dê uma verificada. Se possível passe um cabo.
Outra dica é usar a versão mais atualizada do aplicativo para o celular. Ele dá boas informações sobre a qualidade da conexão entre os Decos.
Boa sorte.
11 de dezembro de 2022
David, uma dúvida:
Se eu ligar 2 decos apenas pelo wifi, sem cabos, eu consigo ligar um desktop ou qualquer outro dispositivo nesse segundo via cabo?
Seria
Deco Principal -> wifi -> deco secundário -> cabo -> desktop
se for possível, perco muita velocidade de conexão ou ainda fica ok?
13 de dezembro de 2022
Oi, Guilherme.
Deve funcionar, sim. A perda de capacidade vai depender da distância entre os Decos e do material das paredes. Eu fiz esse teste nesse post:
https://david.guimaraes.eng.br/avaliacao-tp-link-deco-m5/
Dá uma lida.
No meu caso perdeu bastante, pois os Decos estavam bem distantes. Mas ainda funcionando perfeitamente.
David
29 de novembro de 2022
Bom dia pessoal,
Tenho um Vivo TV Fibra com 600mb.
Minha casa esta toda cabeada APENAS com CAT6.
Uso atualmente o Router da Vivo para distribuir o sinal atraves dos comodos por um switch Linksys com portas 1Gbe e nos comodos coloquei pontos e acesso em alguns deles para fazer a cobertura wifi tambem da Linksys.
Atualmente notei que o router da Vivo ja esta saturado, nao aguenta todos aparelhos ben como nao fornece seguranca minima a entrada de entrusos.
Li bastante que a TPLINK tem uma solucao de filtro de IGMP boa para a parte de TV do vivo Fibra separando ele da internet e permitindo assim a instalacao dele apos o Router da Vivo e melhorando o roteamento bem como a parte de Firewall.
Alguem utiliza algum setup nesta topologia?
abs
13 de dezembro de 2022
Christiano,
A quantidade de dispositivos não deveria ser um problema para o roteador da Vivo. Qual a quantidade de dispositivos?
Para o uso da TV da Vivo, é difícil garantir que somente o IGMP vá ser suficiente. Mas o proprio Deco tem um modo de trabalho que estende a rede do roteador até uma das portas, como se fosse um tunel. Fica dentro das opções “Mais” | “Avançado” | “IPTV/VLAN” | “Ligar”. No perfil ISP selecione “Bridge” e depois indique qual a porta de qual Deco você ligará a sua Vivo TV. Existe uma outra opção, porém você precisará saber qual a VLAN que a Vivo usa, e isso pode mudar de uma região para outra do Brasil. Essa segunda opção eu não testei.
3 de novembro de 2022
Olá David, será que conseguiria uma ajuda sua? Estou montando uma rede mesh com três DECO M5 e 8 câmeras de segurança com um switch da intelbras de 24 portas. Não queria sobrecarregar o DECO principal, pois as câmeras poderão ser acessadas remotamente. Iria ligar um cabo do modem para o DECO principal, do DECO principal sairia outro cabo para o switch, e do switch mais dois cabos para os outros 2 DECOS. As 8 câmeras seria todas ligadas diretamente no switch. Dúvida: Teria problema/conflito se ligar mais um cabo do modem no Switch? Ou usaria somente o cabo que sairia do DECO principal no switch para a distribuição da internet? Seria melhor ter um switch para os DECOS e outro para as câmeras? Vc teria alguma outra solução mais prática? Obrigado pela ajuda
22 de novembro de 2022
Ismael,
Entendo que todas essas topologias são possíveis, desde que todo o tráfego internet passe sempre pelo Deco principal. Ou seja, somente ele pode estar ligado ao modem roteador da operadora. Tudo isso que escrevi antes é válido para o uso do Deco em modo Router. Se você pretende usar o modo bridge, os Decos podem estar ligados em qualquer topologia.
27 de outubro de 2022
David,
Uma dúvida…..
Considerando os aparelhos Decos todos cabeados e todos partindo do switch, com exceção do principal.
Os aparelhos Decos depois do switch estão configurados em modo AP; certo?
Nesta ligação os sistema mesh continuará a funcionar, isto é, a funcionalidade, seamless roaming, onde o aparelho é gerenciado para o ponto de acesso com maior força de sinal; ainda funcionará? Manterá rede única, isto é, com o mesmo SSID?
22 de novembro de 2022
Isso mesmo, Robson. Quando você configura uma rede mesh, todas as unidades são configuradas conforme a sua função. Haverá apenas um Deco com função router, e os outros serão Decos secundários automaticamente.
15 de outubro de 2022
David, muito bom a divulgação do seu conteúdo. Se me permite gostaria de abordar um outro tema referente aos equipamentos Deco, tenho uma rede com Deco M9 Plus e Deco M5, tenho ainda dois provedores distintos de ADSL e gostaria de ligar os dois router/modens das operadoras diretamente nas duas portas ethernet disponíveis no Deco M9 Plus (Master), sabendo que o mais indicado seria utilizar um ER605 (Load Balance Giga), te digo que fiz isto e tudo funcionou corretamente, qdo forço a desconexão de um dos routers o Deco comuta para o outro link automaticamente (demora alguns segundos) e vice versa, fiz diversos testes e tudo funcionou, decidi ligar para o suporte da TPLink para perguntar sobre isto pois não encontrei isto em nenhuma documentação disponível e o suporte me disse que os Decos não suportam isto. Dai a questão como não suporta se está funcionando? Tem algum conhecimento sobre isto? Abs e obrigado
25 de outubro de 2022
Olá, Iraldo. Realmente não deve funcionar bem. Quando o Deco é ligado ele tenta encontrar um modem conectado a uma das portas. Quando ele acha ele considera essa porta como WAN e faz o acesso à internet através dela. O outro modem será ignorado. Se você DESLIGA o modem que ele está usando, a porta Ethernet muda o estado para DOWN, e pode ser que o Deco reinicie o processo de pesquisa, e acabe se conectando ao outro. Não é a mesma coisa que o Load Balancer.
Você chegou a fazer um teste sem DESLIGAR o modem, mas apenas tirando a linha telefonica dele? Neste caso provavelmente o Deco não vai identificar a falha, e consequentemente não vai comutar. Chegou a fazer esse teste?
1 de outubro de 2022
Olá amigo, tudo bem? Me mudei para um apto no qual tem um quadro elétrico na cozinha de onde saem cabos de rede para todos os cômodos. Nesse quadro é onde chega o cabo de internet e antena. Assim, dentro desse quadro ficaria o roteador da net e um switch gigabit. Haveria problema os decos ficarem então em paralelo e não em série com o deco master?
3 de outubro de 2022
Olá, Mateus. Se você quer usar o Deco no modo ROUTER, o Deco Master tem que ficar em série. Se for usar como modo BRIDGE, podem ficar em paralelo. O modo ROUTER tem funções de proteção e controle adicionais, que o modo BRIDGE não tem.
Você deve avaliar se esses recursos são importantes prá você ou não. Se não forem, coloque em paralelo e seja feliz! 🙂
29 de agosto de 2022
Oi David, espero que esteja tudo bem por aí.
Li que os roteadores slaves do M5 se conectam todos ao principal, ou seja, não haveria a possibilidade de se configurar que o slave2 se conecte ao slave1 ao invés de se conectar ao principal que está cabeado.
É isso mesmo? Se sim, isso é uma característica do M5 ou dos roteadores mesh em geral?
Obrigado.
12 de setembro de 2022
Ricardo,
Entendo que eles podem ser colocados em série, sim, sem problemas. Se a conexão entre eles for WiFi, eles vão tentar sempre usar o melhor sinal. Se for via cabo, você define qual é a sequencia de conexão.
Veja esse post:
https://www.tp-link.com/pt/support/faq/1794/
16 de agosto de 2022
Boa noite David. Primeiramente, parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar seu conhecimento. Foi primordial para que eu pudesse decidir pela compra do DECO M5, agora que vi que é possível compartilhar o sinal via cabo com outros dispositivos como TV, Central de Alarmes e Câmeras via um switch Giga. Se não for abusar muito, gostaria saber se poderia dar uma opinião antes de tomar minha decisão final.
Uma alternativa para implantar uma rede mesh em casa com custo similar ao DECO M5 sem precisar do switch é utilizar 3 Roteadores Huawei AX3, os que já utilizam o wifi 6 e possuem 3 portas ethernet giga em cada um deles.
Entre as duas opções acima, o que você acredita ser mais indicada? Ou ambas funcionarão da mesma maneira e é uma mera questão de estética? O gerenciamento utilizando os 3 roteadores AX3 permitiriam um gerenciamento melhor da rede já que não haveria um switch na configuração? O que acha?
Desde já agradeço à sua atenção.
23 de agosto de 2022
Olá, João. Não conheço o Huawei AX3. Olhando no site, o recurso *mesh* é citado como um adicional, não fica claro se é uma implementação completa, como é o caso do Deco (em que o forte é o recurso mesh). Considere também que o Deco tem um aplicativo de gerenciamento da rede bastante interessante, que não parece estar disponível nos dispositivos Huawei (pelo menos não achei no site). Por outro lado a disponibilidade do WiFi 6 é um diferencial, especialmente se você já tem dispositivos com suporte a esse padrão.
Como resumo, acho que faz sentido se você realmente precisar de recursos de WiFi 6. Caso contrário acredito que o Deco ainda é a melhor opção (considera que existe também a linha X do Deco, que tem WiFi 6, porém com custo muito alto ainda)
Como comentário final, o uso de switch entre os Deco não altera o gerenciamento da rede, que continua sendo feito da mesma forma. É só a questão do custo adicional mesmo. Hoje na rede uso 3 switches, em posições diferentes, para garantir que todos os equipamentos com porta fisica estejam conectados.
4 de agosto de 2022
David, bom dia td bem?
muito obrigado pelas dicas!
aproveitando o seu post queria trocar uma ideia com você para verificar se estou no caminho certo aqui em casa.
tenho o modem arris da Net e o deco principal conectado a ele via cabo. a princípio o Deco está na opção wi-fi. do Deco principal sai o cabo para o switch da TP link que conecta os outros 2 Decos.
para aproveitar a melhor performance da rede, fiquei com 2 dúvidas:
– da forma como está hoje, em casa eu tenho 2 redes, a rede Deco e a outra rede que coloquei como outro nome do modem da Net, isso não tem muito jeito certo?
– devo alterar a opção de acesso do Deco para ponto de acesso? neste caso, o modem da operadora eu devo configurar para o modo bridge?
muito obrigado pela ajuda!!
4 de agosto de 2022
Para usar TODOS os recurso do Deco, você deve deixá-lo na opção ROUTER. Não use a rede WiFi do Arris (se for fácil, desligue-a para não se confundir). O Arris pode ficar em modo router mesmo. Passar ele para modo bridge pode gerar algum problema de autenticação na NET.
10 de junho de 2022
Olá David, tudo bom?
Você fez alguma configuração manual no TL-SG108E para as portas funcionarem todas em 1000MF? Comprei um recentemente para configurar minha rede doméstica:
Modem Vivo -> Switch, e do Switch saem cabos Cat6 para outros 7 pontos, 3 deles são DECO M5 operando em AP (optei em deixar o DHCP no modem da Vivo mesmo). Infelizmente, apenas 3 portas dos Switch conseguem entregar 1000MF, todas as outras ficam em 100MF (meu plano é de 600Mbps). Já realizei todos os testes possíveis, trocando cabos (utilizando inclusive Cat7), combinações de portas, entre outros, mas nada resolveu. Se eu ligo qualquer aparelho diretamente no Modem Vivo, a velocidade é entregue normalmente (600Mbps).
No painel de config do Switch, caso eu configure manualmente pra porta entregar 1000MF, ela para de funcionar – o link status no monitor vai de “100MF” para “Link Down”. Refiz essas configs também trocando cabos para ter certeza que não havia problema algum.
No final estou achando que o Switch está defeituoso, mas quem sabe é algo que estou deixando passar?
15 de junho de 2022
André, sugido deixar a configuração sempre em “auto”, pois nessa opção o switch sempre vai utilizar a maior velocidade que for possível, considerando o equipamento que estiver conectado e também questões do cabo (qualidade, pares rompindos). Sugiro fazer um teste em todas as portas, usando o mesmo cabo curto e um mesmo dispositivo (um laptop, talvez) e ver qual a velocidade de conexão. Um cabo Cat5e já tem que conseguir se conectar a 1Gbit/s sem problemas. É o meu caso.
Se continuar dando falha, provavelmente é o switch mesmo.
10 de junho de 2022
Seu levantamento me ajudou muito resolveu meu problema.
29 de maio de 2022
Olá, seu post original me trouxe a esperança de resolver o meu problema de oscilação nas unidades da minha rede, somada ao fato dos DECOS se recusarem a trabalhar usando a ethernet (exceto o principal) mesmo estando conectados aos cabos, que testados no notebook, todos entregam 1000 Mbs. Tenho DECO com 3 M4R ligados no switch TL-SG108 versao 1.1de 8 portas, e estou com o Deco na configuração de Ponto de Acesso. Uso fibra ótica para a internet com 600 MB. Procurei nas especificações do switch atual para ver se ele dá suporte ao protocolo IEEE 1905.1 e nada aparece nas especificações para download da tp-link sobre o produto. Como ele é antigo, até entendo. Fui então conhecer as especificações do TL-SG108E que você recomendou, comprou e está usando sem problemas. E para a minha surpresa, nas especificações do TL-SG108E no site da tp-link, também nada consta sobre usar o protocolo IEEE 1905.1 !!! Coisa de agente secreto, rsrs!!! Bem, tenho 2 perguntas que agradeceria muito se você pudesse responder: 1) onde eu posso encontrar a informação se um dado tp-link switch usa o protocolo IEE 1995-1 ou não (onde vc achou a do seu switch, por exemplo), 2) o que mais você sugere como alternativa de solução. Obrigado e um grande abraço.
1 de junho de 2022
Olá, Silvio. Segundo a TP-Link, todos os switches deles suportam o protocolo. Eu tenho um switch 100Mbps Encore MUITO ANTIGO que suporta também. Parace ser um problema específico de algumas versões do switch D-Link. Como ele é muito popular no Brasil, acaba afetando muita gente (foi o meu caso). Mas o suporte ao protocolo parace ser o padrão – não suportar é que é a exceção. Por isso essa informação não aparece na documentação.
Sugiro que você faça um teste com todos os Decos juntos, com cabos curtos, em cima da mesa. Observe o comportamento.
Outro ponto de atenção: o cabo deve estar ligado no momento em que o Deco é ligado. Se ligar o cabo depois, por dar “loop” na porta do switch, e nesse caso não sei qual será o comportamento (em caso do loop, o TL-SG108E bloqueia a porta).
Tive alguns problemas de mal contato no PLC que eu uso em um dos Decos, e ele alternava pro WiFi. Quando o mal contato desaparecia, o cabo voltava e o switch bloqueava a porta pois detecta o loop.
28 de maio de 2022
Boa noite, David.
Primeiramente, parabéns pelo site! E, pelos conhecimentos que você tem.
Com suas dicas consegui montar uma rede mesh ligando um M5 antes do swicth. Tenho mais dois M5. O que está mais distante tem internet alimentada por cabo. O M5 que fica num cômodo ao lado do principal insiste em usar o link wifi, mesmo estando alimentado por um cabo. Já testei um notebook no cabo saindo deste M5: funcionou muito bem, melhor do que se estivesse no wifi. Já troquei de lugar M5 e todos se comportam da mesma maneira.
Pelo que li em sites fora do Brasil parece que esta é uma dificuldade dos M5: às vezes darão preferência para o wifi do M5 principal. Mas, quando a questão é cabo vs wifi, não vejo por que isso deveria acontecer.
Você vislumbra alguma solução? Acha que poderia ser um problema com o switch? Eu creio que não, porque dois dos M5 funcionam bem, estando no cabo.
Desculpe se esta dúvida já foi respondida antes. Não consegui ler todas as mensagens.
Abraços!
1 de junho de 2022
Olá, Renan. Se o Deco não conseguir se comunicar via cabo ele realmente vai tentar via WiFi. Só posso imaginar algo associado à qualidade do cabo, ou algo similar. Qualquer mal contato no cabo vai fazer com que ele busque o WiFi para continuar funcionando. Já tive problemas assim, mas sempre estavam associados à algum mal contato no cabo mesmo.
Sugiro usar um outro cabo, curto, colocando os Deco lado a lado, prá ver se funciona. No limite pode até ser uma sujeira na porta Ethernet do Deco – experimente usar a outra porta.
3 de junho de 2022
Obrigado pelo retorno, David.
Matou a charada. Deve ser algo a ver com o cabo de rede que chega até o quarto. Testei num cat6 e a conexão pelo cabo prevaleceu. Assim como quando conectei no switch, ao lado do Deco principal.
Muito obrigado!
Abraços
27 de maio de 2022
Bom dia Daivd, tudo bem?
Tenho no meu apartamento o Tp-Link M4, kit com duas unidades. O principal está ligado ao modem da Claro e na segunda porta mando o sinal para o switch (comprei o mesmo que você indica no post). Dele sai um cabo pro meu notebook e pra segunda unidade. No notebook tudo funciona bem, porém percebo que no Mac e iPhone a internet não funciona, tendo que sempre utilizar o 4G. Já resetei as configurações deles mas não adiantou.
Tem alguma ideia do que pode ser?
Obrigado!
27 de maio de 2022
Ola, Guilherme.
Não consigo imaginar porque não funcionaria. Porém no forum da própria TP-Link há um usuário com problemas similares.
Veja em https://community.tp-link.com/en/home/forum/topic/505420
A sugestão principal é desligar o “fast roaming”, o que é feito através do aplicativo.
Como dica adicional, sugiro verificar se todos os dispositivos (tanto os Deco com os dispositivos Apple) estão com a versão de software mais atualizada.
David
7 de junho de 2022
Olá David.
Fiz o que foi sugerido no post que vc mandou, inclusive mudei a configuração de Ponto de Acesso para Roteador. Porém agora consigo só 250mb de velocidade (tanto no cabo quanto no wifi – tenho contratado 500mb). Antes facilmente eu conseguia chegar nessa velocidade.
8 de junho de 2022
Guilherme, a única dica adicional que posso dar é verificar, via aplicativo, se efetivamente as unidades Deco estão se comunicando via Ethernet ou via WiFi. Essa opção aparece no app do celular, quando você pede os detalhes das unidades.
David
4 de setembro de 2022
Amigo, o DECO M4 se comunica normal com M5?
12 de setembro de 2022
Olá, Fabio.
Segundo a TP-Link todos os modelos Deco interoperam normalmente.
David
4 de maio de 2022
Boa noite, David.
Tenho 3 Decos ligados da seguinte forma:
Internet ligado no Deco 1 (Principal)
Deco 1 ligado no Switch TP Link LS1008g
Deco 2 e Deco 3 ligados no Switch
Obs: Todo cabeamento utilizado é Cat6.
O Deco 3 está mais distante do deco 1 (Principal) uns 25 metros. O mesmo está entregando somente uns 25% da capacidade da internet (400Mb). Já verifiquei as conexões, os cabos, refiz os conectores RJ45 e já resetei os decos 2 e 3 porém sem sucesso. Nos decos 1 e 2 a conexão está “normal”. A distância entre eles é de 5 metros. Você conseguiria me ajudar a desvendar esse mistério?
Grato.
6 de maio de 2022
Anderson, entendi que você tem uma internet contratada de 400Mbps, mas só está conseguindo cerca de 100Mbps no Deco 3, correto?
Seguem algumas sugestões:
1. Faça os testes sempre que possível SEM usar o WiFi, conectando um laptop diretamente via cabo (em gigabit Ethernet).
2. Experimente fazer um teste que não dependa da internet, fazendo a transferência de arquivos entre dois computadores na rede, ligados com cabo. Use o iperf para isso, é simples e efetivo.
3. Faça o teste interno entre vários pontos, Deco2-switch, Deco3-switch, Deco2-Deco3.
Se o problema persistir, pode ser
1. o cabo. 25 metros não é muito, mas pode haver alguma fonte de interferência nesse caminho. Para confirmar, ligue o Deco3 no switch usando um outro cabo curto.
2. O Deco3 defeituoso. Inverta o Deco2 com o Deco3 para confirmar.
Depois me diga o que deu. Fiquei curioso.
12 de maio de 2022
David, boa tarde!
Pesquisando em alguns fóruns da TP-Link descobri que:
Deco M5 supports a maximum link speed of 1000Mbps, but due to the quality of the Ethernet cable, the link speed of the connected device, the flow control, and power-saving settings, etc., the link speed can sometimes drop to 100Mbps or even 10Mbps. This can affect your download and upload speed if your bandwidth is more than 100Mbps.
Link: https://community.tp-link.com/en/home/forum/topic/274402
Logo fazendo uma varredura na infraestrutura que envolvia o equipamento verifiquei que o fio marrom do cabo CAT6 usado não estava devidamente grimpado no cnector RJ45. Refiz a ponta do cabo e para minha surpresa “ou não” o Deco problemático agora estava entregando a internet conforme sua capacidade. Obrigado pela ajuda.
Att.,
Murilo Aragão.
16 de maio de 2022
Que bom que deu certo!
1 de maio de 2022
Boa noite David! Primeiramente parabéns pelo texto, vc me incentivou a optar pelo m5.
Comprei 4 aparelhos.
Um sai do modem da vivo para o deco principal.
O deco principal é ligado num switch tplink q distribui para outro três, porém, os dois primeiros liguei sem problemas, qdo fui ligar o terceiro o aparelho só fica piscando em azul, eu conecto o cabo de rede e a luz não fica verde igual os outros ficaram. Problema no cabo não é pq troquei de aparelho e funcionou. Tem alguma maneira de adicionar um deco na rede pelo app? Não achei em lugar algum. Ou será q o aparelho está com defeito?
2 de maio de 2022
Denis,
E importante que na primeira tentativa de sincronismo a nova unidade esteja próxima (fisicamente) a outra unidade, ou que seja conectada via cabo. Depois ela pode ser colocada no local definitivo. Voce esta tentando a ativação via Bluetooth, certo? Acho que a unidade tem um botão de reset em baixo (tem que conferir no manual). Se não estiver dando certo, experimente fazer um reset nela.
24 de abril de 2022
Caramba que aula,,,, o Google vai nos levar a esse post (curso online) por décadas,,,,,,, ainda mais que agora que as redes mesh estão se popularizando e com isso virão as dúvidas,,, mas vc conseguiu nesse único post criar a resposta para praticamente tudo o quanto é problema,,, parabéns pelo excelente trabalho mano
25 de abril de 2022
Obrigado, Willians. Fico feliz pelo post ser útil.
21 de abril de 2022
Olá, David, boa noite! Tudo bom? Cheguei a seu tópico procurando informações sobre os mais utilizados roteadores MESH disponíveis…. Tenho uma rede domestica da seguinte forma: modem VIVO com DMZ para o meu roteador (LINKSYS EA4500 com open-wrt). Ele que gerencia toda a rede. Dele, saem 4 cabos de rede, GBit, para 4 roteadores DLINK D-842 trabalhando como AP, usando a configuração SMART WIFI da dlink). Pensava estar tudo funcionando adequadamente, mas somente dispositivos cabeados neles usufruem totalmente da conexão internet…..
Estou pensando em trocar todos por DECO M5 ou Intelbrás Twibi Giga+.
Minha dúvida: Esses roteadores podem desempenhar melhor que meu EA4500? Minha ideia era, inicialmente, ligar o primeiro MESH no EA4500, e com switch ligar os outros MESH a ele – mas todos em bridge, para o EA4500 continuar gerenciando a rede…. Somente mudaria caso eles sejam melhores que o EA4500 (ele tem processador de 1200MHZ, 128Mbytes FLASH e 128Mbytes RAM, consegue dar conta de todas as conexões sobrando)….
26 de abril de 2022
Marcos, Não conheço o D-Link D-842 mas se realmente ele tem o recurso “mesh”, você não teria um ganho por trocar pelo Deco M5 ou Twibi Giga+. Porém a descrição do “mesh” no site da D-Link é bastante tímida. Talvez a implementação não seja completa. Dificil dizer sem testar, mas não me parece ser realmente o “mesh” padronizado que a TP-Link implantou nos produtos Deco e também existente no Twibi (e alguns outros).
Quanto ao desempenho, depende do qual o seu uso na rede. Eu conecto o Deco diretamente no roteador da operadora, e consigo usar toda a banda disponível, inclusive comunicação interna entre computadores em até 600Mbps passando pelo Deco (está no meu artigo anterior). O Deco tem recursos bastante avançados de gerenciamento, mas se você precisa de um recurso que somente o EA4500 tenha, use ele como roteador principal. Mas isso pelos recursos – não acho que vá haver ganho de desempenho.
Estou falando de uso doméstico e/ou home office, ok?
3 de junho de 2022
Olá, David!!
Peço desculpas pela demora em agradecer sua resposta!! às vezes, outras atividades do dia a dia complicam nosso planejamento – especialmente aquelas das quais depende nosso sustento.. kkkk!
Então, estudei muito tudo o que temos disponível para ter wi-fi adequado e confiável.
Sobre os Dir-842, gostei deles…. mas não fazer ethernet backhaul…. e com a comunicação via wi-fi fica uma droga. Bacana ter 4 portas gigabit onde cada um está, mas para o principal – bom wi-fi – não deu.
O EA4500 tem muita capacidade, aparelho excepcional, e com o OPEN-WRT apresenta muitos recursos… não fosse ele, teria um MICROTIK.
Pois bem, estudei tudo o que tem disponível para MESH residencial…
UBIQUITI seria o máximo, mas o preço não compensa o uso…
Aí, com bom custo benefício, teria os COVR, da DLINK… mas a turma fala tão mal do alcance e cobertura, que melhor nem tentar…
O TWIBI não consegui informações suficientes por parte da INTELBRAS….
Sobrou o M5. Achei tudo o que precisava de informação, então serão eles. Em bridge, para o EA4500 fazer a tarefa dele. Já comprei um switch TL-SG108, para fazer as conexões. Agora esperar chegarem os AP e… diversão configurando!
Abraço, e obrigado pelas ótimas informações postadas aqui!!!
11 de abril de 2022
Boa noite David. Primeiramente venho parabenizar pelo conteúdo. Tenho 2 perguntas, estou pretendendo adquirir dois kits deco, M9 com 2 pack e m5 também com 2 pack. Posso interliga-los? A outra pergunta é, pretendo montar uma rede com aproximadamente 75 pontos ethernet, qual seria um switch adequado e qual a melhor forma de conecta-lo ao deco? (deixo o deco antes do switch ou conectado a ele?)
13 de abril de 2022
Olá, Brendon. Segundo a TP-Link não há problemas em misturar as unidades M9 com unidades M5. O mesmo aplicativo irá gerenciar toda a rede. Eles sugerem que o “mais avançado” seja o Deco principal (se for em modo router). O Deco principal é aquele por onde toda o tráfego passa. O Deco não vê a quantidade de pontos, e sim a quantidade de dispositivos conectados. Essa quantidade de dispositivo, sendo o site da TP-Link, está limitada a 100 dispositivos. Entendo que essa limitação talvez não exista quando se fala em modo bridge.
10 de abril de 2022
Boa noite, David. Sua pagina é excelente. Varias duvidas resolvidas, melhor que no site da tp-link! Estou com mais uma duvida. Tenho 3 decos. Vou comprar um switch TP-Link TL-SG105E para interligar via cabo os 2 escravos no deco principal. Talvez os 3 não sejam suficientes. Entao, caso compre um novo Deco, posso liga lo nessa rede via wifi ou obrigatoriamente esse novo escravo deve ser cabeado tambem? Grato, Flavio.
11 de abril de 2022
Olá, Flavio. Não há necessidade de usar o mesmo método para interconectar. Pode ser WiFi ou cabeado. Durante algum tempo essa foi a configuração que eu tinha. Agora, fazer a integração via cabo sempre vai dar o melhor desempenho.
5 de abril de 2022
Muito obrigado por este post. Estava revirando a net sobre a possibilidade de usar um switch na segunda porta de um Deco. Até no manual da TP-Link não achei claro, dá a entender que se deve conectar dispositivos de internet.
Moro em um sobrado no fundo do terreno. A internet chega no escritótio na parte superior, num canto da casa. O Wi-Fi fica péssimo na parte de baixo do lado oposto, onde é a cozinha. Há alguns anos instalei um powerline da TP-Link na cozinha e cobre este ponto cego. Nunca tive problema de o sinal ficar baixo e não trocar, fica cheio o tempo todo, porém chega apenas no máximo 45mbps dos 500mbps que contrato. O detalhe é que deixei as duas SSID’s (roteador da operadora e do powerline) com exatamente o mesmo nome e a mesma senha, então aqui em casa funciona como se fosse uma rede única. Beleza. Porém comecei a instalar dispositivos smart principalmente na minha sala, na parte de baixo também.
Todos conectados na mesma rede, comecei a ter problemas com comandos não executados ou com muito delay, percebi que meus equipamentos de rede não suportavam muitos dispositivos conectados, conforme eu diminuía a quantidade voltava a funcionar bem.
Puxei um cabo do roteador de cima para a sala embaixo e liguei outro roteador, criei outra rede com outra SSID oculta apenas para os dispositivos smart. Tem funcionado muito bem. Agora quero partir para o MESH, deixar o primeiro ao lado do roteador principal por cabo na parte de cima e usar o cabo que vai para a sala pra conectar o segundo MESH. Neste segundo quero usar a segunda RJ-45 para ligar um switch e deixar portas disponíveis para ligar a TV, receiver, PS5 e o NVdia Shield, a princípio.
Neste esquema está certo ou estou fazendo algo errado? Li em algum lugar que os Deco’s suportam 100 dispositivos conectados, está certo? Desculpa o longo texto.
13 de abril de 2022
Vamos por partes:
1. Sim, a forma correta de conectar o switch é na segunda porta da unidade Deco principal.
2. Na sua configuração atual, você usa o mesmo SSID mas isso não facilita a troca de um dispositivo entre dos access points. Ainda serão dois access points distintos, e um dispositivo só troca de um para outro quando o sinal sumir totalmente. Na rede mesh as unidades se conversam, e fazem a troca entre os access points de uma forma mais transparente. Então qualquer solução mesh sempre vai ser melhor do que vários access-points isolados, ainda que com o mesmo SSID.
3. A configuração que você indicou deve funcionar. Na prática, o importante é que haja um Deco principal, onde a internet entra por uma porta das portas, e a outra atende o resto da rede. Qualquer configuração neste formato deve funcionar bem. Só esteja atento que o switch deve ter suporte ao protocolo IEEE1905.1, conforme indicado no artigo.
3 de abril de 2022
Boa noite.
Então ele não seria compativel com esse switch via cabo?
https://www.tp-link.com/br/business-networking/unmanaged-switch/tl-sg1024d/#specifications
4 de abril de 2022
Pelo contrário, Bruno. A TP-Link diz, no forum de problemas do Deco, que se você estiver tendo problemas com falta de suporte ao protocolo IEEE1905.1, “deve tentar trocar o switch por um TP-Link”.
20 de março de 2022
Bom dia, David. Você sabe se o LS 1008G da TPLink também é compatível com IEEE 1905.1?
28 de março de 2022
Bom dia, Otavio.
Não posso te afirmar, mas o site da TP-Link dá a entender que nenhum dos switches deles tem a limitação de não ter o suporte ao protocolo IEEE 1905.1.
15 de março de 2022
Desculpe-me, escrevi seu nome errado !!!
David.
15 de março de 2022
Boa tarde, Davi. Tudo bem?
Ótimo artigo! Parabéns!
Por gentileza, o switch TL-SG105E e gerenciável (é possível limitar a banda por porta?), assim como o TL-SG108E ? O TL-SG105E trabalha com o IEEE 1905.1? Não encontro essa informação em lugar algum.
Agradeço. Grande abraço
16 de março de 2022
Olá, Ricardo.
Me parece que o TL-SG105E é a versão de 5 portas do TL-SG108E, que tem todos os recursos que você mencionou.
3 de março de 2022
Boa tarde David, tudo bem?
Estou pretendendo colocar 3 Decos M5 aqui no escritório, em 3 pontos de rede que estão ligados diretamente em um Switch HPe que eu tenho aqui dentro do meu CPD.
A pergunta é, os 3 decos vão se conversar diretamente por esse Switch? Tem alguma configuração especial na configuração dos Decos para que eles conversem via Ethernet?
Obrigado mestre.
Att
Lucas S. Dos Santos
5 de março de 2022
Lucas, se o switch tiver suporte à passagem das mensagens do protocolo IEEE 1905.1, não deve haver problemas. Observe, porém, que para você usar todos os recursos do Deco, todo o tráfego para a internet deve passar por uma das unidades, que será o “Deco principal”. Se isso não for possível, Você ainda pode usá-los, mas deverá configurar “modo bridge”, e perderá acesso aos recursos de segurança, firewall, etc.
4 de fevereiro de 2022
Boa tarde, David! Excelente post! Estou querendo comprar o AP Deco M4 da TP-Link, mas na minha rede uso Vlans com um switch e gostaria de usar um AP que pudesse receber as VLAn’s tagueadas e pudesse usar uma VLAn para um SSID de convidado, este Deco permite isso?
7 de fevereiro de 2022
Leonardo, sei que o Deco consegue trabalhar com VLANs, mas aparentemente só para separar o serviço de video e o serviço de acesso à internet. A configuração do acesso visitante parece ser bem específica e não configurável. No caso, o SSID visitante dá acesso somente à internet, sem dar acesso à rede local.
1 de fevereiro de 2022
Amigo, boa noite. Estou adquirindo 3 unidades do DECO M9. Pretendo usar a potência máxima deles (interligando via cabo), o problema que entre o Deco master e os 2 Deco Slaves tera um switch de 8 portas, ou seja, Do Deco master vai para switch, do switch de 8 portas, 2 vai para os Deco Slave e outras 6 vai para outros dispositivos via cabo (tv, desktop, etc). È bem parecido com esse seu gráfico, mas a pergunta è, quando conecto os Deco Slave via cabo do switch, ele vem com potência máxima? Ou perde muito usando o switch?
3 de fevereiro de 2022
Olá, Rafael. A potência de radio frequencia (ou seja, o alcance WiFi em metros) não é prejudicado pelo uso do cabo. O uso do cabo entre as unidades é benéfico, pois os Decos vão conversar via cabo, e não via WiFi. Isso torna mais eficiente o uso do espectro e, consequentemente, permite que o WiFi atinja taxas maiores. Assim, essa é a melhor configuração.
Observe apenas o modelo adequado do switch, conforme descrito no artigo. Ele tem que suportar IEEE1905.1.
29 de janeiro de 2022
DAvid, tudo bem ?
Quero montar os Deco M5 um em cada quarto e um nada sala.
Neste caso tenho todos os cabos chegando no quadro no corredor onde tem o roteador da oepradora.
Não posso conectar todos os 4 Deco M5 direto no router da operadora ? Obrigado.
Não tenho espaço dentro do conduite para fazer o vai e volta.
Danniel
31 de janeiro de 2022
Danniel,
Você pode ligar todos diretamente no roteador, porém nessa configuração só vai conseguir usar o equipamento no modo “bridge”, com perda das funcionalidades de proteção e controle que o modo “router” oferece. Mas não deixa de ser uma opção caso não tenha como passar os cabos.
O ideal é passar todo o tráfego por uma das unidades, e em seguida passa às outras unidades (interligando via um pequeno switch, via WiFi ou mesmo em cascata com um cabo). Assim pode-se usar o conjunto no modo “router”.
9 de maio de 2022
Bom dia David tudo bem? A minha duvida é a seguinte, tenho o mesmo caso do Danniel, entendo que vou perder as funcionalidades de proteção e controle, porém eu ainda consigo montar a rede mesh entre eles? E outra duvida, caso eu queira acrescentar um dos deco via wifi e os outros via cabo no modo bridge isso é possível?
Muito obrigado
16 de maio de 2022
Oi, Jean. Se você não se importar em perder as funcionalidades de proteção e controle, basta garantir que haja conectividade entre eles. Isso pode ser através de um switch ou nas próprias portas do modem. Apenas garanta que o switch tenha suporte ao protocolo que cite no artigo.
Você pode, sim misturar Decos conectados via cabo e via WiFi. Tenha em mente que o desempenho do Deco via WiFi será limitado. Sugiro também que ao ligar ele pela primeira vez, ele esteja próximo a um dos outros Decos já integrados, para evitar dúvidas se a distância é grande ou não. Faça esse primeiro alinhamento com ele próximo, e somente depois coloquei no local definitivo.
22 de janeiro de 2022
Show de bola sua explicação!
22 de janeiro de 2022
Complementando a pergunta, pretendo ligar 3 TP-LINK Deco X20.
24 de janeiro de 2022
Segundo o site da TP-Link, a família Deco tem a mesma forma de trabalho, podendo ser M5 (que é o meu caso) ou o X20.
22 de janeiro de 2022
Com alguns anos de atraso, queria perguntar como identificar no mercado os switch que suportam o protocolo IEEE 1905.1, porque olhei todos os modelos atuais da TP LINK e não encontrei o seu, talvez porque já faz dois anos e devem ter novos lançamentos (com o nome mais parecido achei o TL-SG108E). Saberia me dizer qual o modelo atual que suporta esse protocolo? Parabéns pelo artigo, é exatamente o que pretendo fazer aqui em casa que já tem os cabos passados. Obrigado, valeu!
24 de janeiro de 2022
Ricardo, pelo próprio site da TP-Link todos os switches desta marca suporta IEEE 1905.1. O meu problema foi com um D-Link mais antigo.
Na página https://www.tp-link.com/no/support/faq/1794/ aparece o seguinte comentário (veja a última linha)
Q4: Why my Deco units become unstable once they’re connected via a switch?
It’s probably that you’re using a D-Link switch.
The Deco Ethernet backhaul feature is based on the standard IEEE 1905.1 protocol. However, we find that some D-Link switches will not forward packets based on IEEE 1905.1 protocol, causing all Deco units in a network loop and becoming quite unstable. If you have a D-Link switch and encounter an unstable issue with Ethernet backhaul, we recommend to change the switch to another brand or contact D-Link support directly for a fix.
If you’re not sure which switch to use, TP-Link switches may be a good choice.
14 de janeiro de 2022
Boa noite
Tenho um servidor PF-Sense na minha residência sou desenvolvedor.
Tenho este servidor em um switch com 16 portas, conectados alguns equipamentos, e levo cabo para alguns comodos da casa.
Tenho um router C6 archer em modo AC para disponibilizar rede sem fio, e agora comprei um conjunto de 3 deco m5
Minha idéia é
Como em cada comodo tenho um cabo, mas ligado por exemplo em TV e outros aparelhos, penso em colocar um switch com 4 portas, e faria uma ponte para o Deco… Ex
+———- switch principal —————+——————————–+
| | | |
| | | |
swich 4 portas swich 4 portas swich 4 portas TpLink Archer c6
| | |
Deco 1 Deco 2 Deco 3
conseguiria configurar desta maneira, melhor ainda.. se deco1+deco2+deco3+”tplink archer c6″ fosse tudo a mesma rede sem fio
14 de janeiro de 2022
ficou confuso o esquema que eu tendei montar
+———- switch principal —————–—+———————————-—–+
|//////////////////////////|////////////////////////|/////////////////////////////////////|
|//////////////////////////|////////////////////////|/////////////////////////////////////|
swich 4 portas/////////swich 4 portas /////swich 4 portas /////////TpLink Archer c6
|//////////////////////////|////////////////////////|
Deco 1////////////////// Deco 2//////////////// Deco 3
onde esta / seria espaço, e onde esta | sera a ligação por cabo
19 de janeiro de 2022
Valdemir, não consegui ver o diagrama da imagem.
As unidades Deco vão ativar uma rede WiFi unica entre elas, mas a rede do Archer vai ser outra. Não há interoperação entre esses produtos, apesar de ambos serem da TP-Link (https://www.tp-link.com/br/support/faq/2690/). Assim, você terá duas redes WiFi: uma das unidades Deco e outra do Archer.
Me parece que o ideal é você não usar o WiFi do Archer.
Se você deseja usar os recursos de proteção do Deco, vai ter que usar o modo Router, e nesse caso uma das unidades será a principal, e toda a rede estará “abaixo” desta unidade. Como você já tem o pfSense, talvez isso não seja necessário. Neste caso, use as unidades Deco em modo bridge, e coloque elas em qualquer lugar da rede, após o pfSense. Lembre-se que cada unidade tem duas portas. Você pode chegar com o cabo em uma porta, e ainda ligar a TV em outra porta, se desejar. Assim você não precisa colocar switches em todos os ambientes.
Espero ter ajudado.
4 de janeiro de 2022
mestre, é normal o Deco M5 perder velocidade nos pontos filhos conectados por mesh? aqui em casa, o filho está a 5 metros do deco pai conectado via mesh e a velocidade está uns 30% da velocidade do deco principal… Sabe se esse é o comportamento?
6 de janeiro de 2022
Olá, Luiz. Se a conexão entre as unidades Deco é feita via WiFi, realmente vai haver perda de desempenho, pois a comunicação entre as unidades vai “concorrer” em radio frequencia com a comunicação mesh (que também é WiFi). A perda de desempenho vai depender do que existe entre as unidades, ou seja, paredes, objetos, etc. Tudo isso faz com que o desempenho na ponta seja menor. Se você achar que a perda de desempenho é muito grande, experimente reposicionar as unidades (não deve haver espelhos, aquários, objetos metálicos em uma linha direta entre as unidades). Se possível, faça a conexão entre as unidades via cabo. Aí a perda é desprezível. Veja esse meu post: https://david.guimaraes.eng.br/avaliacao-tp-link-deco-m5/
19 de dezembro de 2021
Olá Davi, vc vê algum problema em misturar dois Deco M9, com outros da linha M5?
Pensando em distribuir em mais cômodos na opção mais barata M5 se resultar em boa performance.
Obrigado
20 de dezembro de 2021
Luis, Não cheguei a fazer testes usando unidades diferentes. Porém o próprio site da TP-Link indica que isso pode ser feito sem problemas, inclusive dando algumas dicas de como fazê-lo (por exemplo, a unidade mais moderna, ou de maior capacidade deve ser o Deco Principal). Veja esse link:
12 de janeiro de 2022
Olá David, cumprimentos de Portugal neste momento eu estou mudando para uma casa mais moderna com quadro ATI onde vai entrar a rede de fibra ótica tendo distribuição para todas as divisões da casa por cabo com ficha RJ45 são 9 saídas (2 para a sala, 1 para cada suite neste caso 4, uma para o escritório, uma para a cozinha finalmente uma para o ginásio, tenho um sistema mesh wi-fi tp-link X20 com 3 unidades que estou usando faz um tempo via wireless mas gostaria de aproveitar o sistema montado na casa para interligar os Decos X20 e os restantes equipamentos com cabo. Infelizmente não consigo enviar o diagrama que fiz mas vou tentar explicar.
Tenho a entrada de fibra no Router do fornecedor de internet dentro do quadro ATI da saída Lan deste roteador vou ligar na primeira saída para a sala onde vai ligar o primeiro deco que será o que vai ficar como roteador principal na saída deste Deco pretend ligar um SOHO switch (tp-link TL-SG105-M2) daqui sairá uma ligação de retorno ao quadro ATI onde vou ligar um segundo SOHO switch (tp-link TL-SG108-M2) que vai distribuir a rede para as restantes divisões podendo no final de cada uma delas ligar os outros Decos X20 com switches ou não pois ainda não decidi. No primeiro switch da sala pretendo ligar a caixa da Apple TV 4K 64GB e da Smart TV. Queria ter controlo total sobre a rede usando o router do fornecedor de internet apenas para a entrada de internet e ligação do telefones com sistema DECT. Estou usando estes Switch por não terem gerenciamento e serem smart link pois não sou do ramo da informática apenas curioso com tecnologia.
Agradecia o seu feedback sobre os equipamentos e a sua interligação.
Cumprimentos, Nuno João
19 de janeiro de 2022
Olá, Nuno. Pelo que entendi você vai usar uma das unidades Deco como principal, e colocar todos os outros elementos APÓS essa unidade. Se for assim, deve funcionar adequadamente. As unidades podem ser interligadas via cabo (que é o ideal) ou via WiFi, como você já vinha usando. A decisão de colocar a Apple TV e a Smart TV via cabo é a correta, pois são os equipamentos que mais consomem internet. Se quiser mandar o diagrama, pode mandar para david@guimaraes.eng.br
8 de dezembro de 2021
Ótimo artigo! Já fiz dezenas de instalações de Decos (E4, M4, M5 e X60). Notei que sempre puxam do ponto principal na wi-fi, diminuindo muito as possibilidades de expansão da rede em áreas grandes onde a fonte de internet fica descentralizada.
Aqui em casa tenho 5 Decos M5 (todos ligados via cabo). Logo que instalei, tentei fazer o seguinte esquema:
Modem > Deco principal > Switch > Deco 2 / Deco 3 / Deco 4 > Deco 5 (saindo do 4).
O último ponto não funcionou bem. Perdia conexão direto. Como eu só tinha um cabo de rede indo até o 4º ponto, tive que colocar um segundo switch ali e aí puxar o cabo para o ponto 5, ficando assim:
Modem > Deco principal > Switch 1 > Deco 1 / Deco 2 / Deco 3 / Deco 4 / Switch 2 > Deco 5
Somente assim consegui fazer funcionar tudo sem problemas.
Abraço!
9 de dezembro de 2021
Realmente a construção do backhaul em Ethernet é a melhor opção. Porém usar via WiFi também vai funcionar bem se a distância entre as unidades não for muito grande, e se o consumo de banda não for excessivo nesta última unidade.
14 de dezembro de 2021
Olá.
Excelente artigo.
Eu estou querendo fazer um upgrade na rede aqui em casa, e pensei exatamente nessa configuração:
MODEM VIVO FIBRA (Bridge) –> Deco M5 –> Switch TL-SG108 (Office) –> Deco M5 (Sala TV) –> Switch TL-SG105 (Sala TV)
Em cada Switch, claro, conectar as outras coisas que preciso (computador, RBPi4, NAS, PS4, Apple TV, etc)
Minha pergunta é:
Nessa config que você usou, tanto faz ser o TL-SG108 ou o TL-SG108E?
Tem diferenças? (o mesmo pra versão de 5 portas)
Porque encontrei em boa promoção esses primeiros, sem o “e” de sufixo.
Grato! 🙂
15 de dezembro de 2021
Olá, Alessandro.
Olhando as especificações no site da TP-Link, a principal diferença parece ser que os modelos com “E” ao final são gerenciáveis, ou seja, tem uma tela de gerenciamento que permite o controle de algumas configurações das portas do switch, como priorização, taxa máxima, etc. É um recurso interessante, mas de pouca utilidade em um ambiente residencial.
Não entendi porque você deseja usar o modem Vivo em modo bridge. Sua intenção é usar o Deco M5 em modo router em substituição?
16 de dezembro de 2021
Olá David, tudo bom?
Exato.
Uma vez configurando o router da Vivo em Bridge (eu desabilito também as antenas dele), eu deixo todo o gerenciamento de redes para o Deco M5 (hoje eu já faço isso em meu Airport TimeCapsule).
Assim, posso deixar as reservas específicas de DHCP, os IP’s fixos, tudo sendo gerenciado somente pelo roteador que eu queira (futuramente o M5 😀 )
O router da vivo vira um simples modem, q só repassa o sinal WAN pro router e com isso 100% do gerenciamento fica no router.
Eu até pensei que você fizesse o mesmo.
Bom, mas voltando, creio q o “e” ae não vai ser de grande ganho. Acho que posso economizar um pouco e pegar em isso, e fica ok não é?
19 de dezembro de 2021
Caio, vc já misturou modelos para saber se funcionam bem?
Comprei um pack com dois M9, pensando em expandir com unidades do M5, talvez mais duas.
Obrigado
13 de novembro de 2021
David,
Possuo Decos M5 e um switch TP-Link TL-SG108E (igual ao seu). Comprei justamente este modelo, pois vi seu post.
Meu apto tem um painel de telecom, onde chega a Fibra (Vivo) e dali eu passei cabos para todos os cômodos do apto. Portanto, minha ideia é fazer o seguinte: Modem/Router Vivo (Internet) -> Switch -> Decos (todos ligados diretamente ao switch). Para isso, configurei o sistema Deco como Access Point Mode (como indicado no site da TP-Link para este caso). Quando eu ligo o Deco 1 (principal) no switch, tudo funciona. Porém, quando eu ligo o Deco 2 no switch a internet para de funcionar. Analisando melhor, eu notei que eu não consigo mais dar “ping” no IP do Modem/Router Vivo.
Eu tentei um esquema diferente também (ainda usando Access Point Mode): Modem/Router Vivo (Internet) -> Deco 1 -> Switch -> Deco 2. O mesmo problema acontece.
A única forma que funcionou foi (ainda usando Access Point Mode) foi: Modem/Router Vivo (Internet) -> Deco 1 -> Deco 2.
Não entendo por que não funciona com o switch, sendo um switch TP-Link igual ao teu!
Alguma ideia?
15 de novembro de 2021
Márcio, a construção que você fez me parece correta. Deveria funcionar sim.
Eu não cheguei a fazer nenhum teste com o “Access Point Mode”. Você tentou usar no modo “Router”? Nesse caso a sequencia é Router Vivo -> Deco 1 -> Swicth -> Deco 2.
Sugiro colocar os Deco sincronizados (em um modo que você consiga ver todos eles pelo aplicativo) e rodar um “reset total” neles. Quem sabe pode ser alguma configuração incorreta que ficou em algum deles.
22 de novembro de 2021
David, obrigado pela resposta! No modo “router” tudo funcionou perfeitamente. É no modo “access point” que a coisa realmente não funciona. É bem estranho, mesmo. Eu queria usar no modo “access point” pois o router da vivo e o switch ficam dentro de um painel de telecom no meu apartamento. Portanto, bastaria distribuir a internet do switch para todos os Decos, ficaria bem fácil. Como não funcionou, minha solução foi passar um cabo direto do modem da vivo para um Deco que fica no escritório e dele voltar um cabo para o switch que fica no painel de telecom (era essa “ida e volta” que eu queria evitar com o modo “access point”). Então, os demais Decos ficam ligados nesse switch. Obrigado de qualquer forma! Abraço.
11 de setembro de 2021
Blz Thiago!
Fiz uma conexão em série entre três Decos M5 utilizando cabo de rede sendo que entre o primeiro e o segundo funciona tudo certinho porém, o terceiro da série fica só desconectado! Tiro o cabo e ele conecta normalmente via Wi-Fi ao segundo da série! Muito estranho! Sabe o que pode estar acontecendo?
11 de setembro de 2021
Perdão David! Coloquei Thiago por engano!
Esquema da minha ligação via cabo:
Modem-Deco1-Deco2-Deco3(fica desconectado)
Modem-Deco1-Deco2 /Wi-Fi/ Deco3(funciona)
Já tentei de tudo e até o momento não consegui resolver!
11 de setembro de 2021
Igor, não deveria ser problema. Essa configuração tem que funcionar, sim. Sugiro experimentar trocar o cabo. A única possibilidade é se você tiver feito alguma configuração avançada no Deco M5 visando recursos de IPTV. Essa configuração muda a função de algumas portas, mas imagino que não seja o caso, certo?
Em suma: tem que funcionar, sim.
18 de outubro de 2021
David, boa tarde!
A pergunta é bem simples: Que tipo de cabo devo usar para conectar os 3 Decos M5?
20 de outubro de 2021
Olá, Marcos.
Pode usar um cabo de rede categoria 5 convencional, sem mistérios.
6 de setembro de 2021
Agradeço sua resposta David. Pergunto também: posso ligar um PC por cabo a um Deco que está conectado a outro por wifi? Sem perder a qualidade de conexão? Da mesma forma, posso conectar a um Deco que está conectado por wifi, a smart tv? Terei boa conexão? E no caso do switch, a conexão se mantém com qualidade? Agradeço mais uma vez!
9 de setembro de 2021
O switch não deve afetar o desempenho, claro que limitado a taxa máxima de suas portas (100Mbps, 1Gpbs). Sim, você pode e deve ligar um equipamento à porta Ethernet do Deco. Isso é importante pois reduz a quantidade de equipamentos usando o WiFi. A unidade Deco vai receber a informação via WiFi do Deco principal, e entregar o tráfego via porta Ethernet para o dispositivo.
2 de setembro de 2021
Parabéns David pelas explicações. Tenho uma rede Deco: deco principal ligado via cabo no modem; deco 2 na sala via wifi; deco 3 no quarto via wifi. Do deco principal, de uma das duas portas, vai um cabo diretamente para o PC (que está próximo do deco 3). Agora quero levar a internet para uma área de lazer que fica aproximadamente a 30 m do modem e do deco principal. Lá pensei em colocar um outro deco (para ter uma conexão melhor no local) e ligar também uma smart tv (via cabo). Como você sugere que eu faça esta ligação. Obs: tenho um conhecimento técnico, nesta área, apenas razoável. Não sou um grande conhecedor. Agradeço se puder me ajudar. Obrigado. Nadin
2 de setembro de 2021
Olá, Nadin. O melhor desempenho sempre vai ser obtido se você puder conectar as unidades Deco via cabo. Porém pode ser que isso não seja possível no seu caso, por limitações o imóvel, etc.
O mais simples a se fazer é ligar o novo Deco (Deco 4), deixar ele se sincronizar via WiFi mesmo, conectar a smart TV em uma de suas portas físicas e ver se o desempenho é suficiente. Uma smart TV tem um consumo de banda razoável, e pode ser que não fique bom. Neste caso, o ideal seria ligar o Deco 4 ao Deco Principal via cabo Ethernet. Mas você teria que remanejar o seu PC para outro Deco. Se isso for um problema, sugiro adequirir um switch para facilitar esse processo, conforme indicado no artigo.
2 de setembro de 2021
Agradeço sua resposta David. Pergunto também: posso ligar um PC por cabo a um Deco que está conectado a outro por wifi? Sem perder a qualidade de conexão? Da mesma forma, posso conectar a um Deco que está conectado por wifi, a smart tv? Terei boa conexão? E no caso do switch, a conexão se mantém com qualidade? Agradeço mais uma vez!
18 de agosto de 2021
Boa tarde David,
Excelente artigo!
Também irei atualizar a rede do meu apartamento para o sistema Mesh… Porém tenho uma rede cabeada com 2 cabos (1 escritório e 1 quarto casal), para expandir a rede wifi uso dois roteadores TP-LINK repetidores conectados via cabo.
Meu modem é o da Vivo e tem 2 saídas livres.
Tenho assim 2 opções para montar a rede com os novos decos M5:
Opção 1:
– Ligar o modem via cabo a 1 deco M5
– Ligar o segundo deco, via cabo, a esse primeiro deco
– Ligar o modem, via cabo, a um roteador que usarei como se fosse um switch para ligar TV + apple TV
– Ligar o segundo deco, via cabo, a um roteador que usarei como se fosse um switch para ligar 2 computadores
Opção 2:
– Ligar o modem, via cabo, a 1 deco M5
– Ligar o modem, via cabo, ao segundo deco M5
– Ligar o primeiro deco, via cabo, a um roteador que usarei como se fosse um switch para ligar TV + apple TV
– Ligar o segundo deco, via cabo, a um roteador que usarei como se fosse um switch para ligar 2 computadores
Fiz os desenhos esquemáticos aqui, mas não consegui anexar.
Algumas dúvidas:
– Qual a melhor opção?
– Tem alguma restrição em alguma dessas 2 opções?
Muito obrigado!
31 de agosto de 2021
Olá, Rogerio.
O ideal é não misturar sistemas. Se a sua opção é usar o Deco como WiFi, não use outros repetidores ou roteadores. Essa é justamente a vantagem do sistema mesh: os Deco conversam entre si e garantem que os seus dispositivos possam trocar de rede de uma forma totalmente transparente. Se você adiciona outros roteadores WiFi, eles não farão parte desta rede mesh, e funcionarão como se fossem uma outra rede à parte.
Mas, se for necessário manter os roteadores atuais (para conseguir garantir toda a cobertura da sua residência), há duas formas principais de fazê-lo:
1. Colocar TODA a sua rede atrás de um Deco principal que atuará como roteador para toda a rede, e a partir dele conectar as outras unidades Deco e os outros roteadores. Neste caso, sugiro deixar os outros roteadores em modo bridge, para que você consiga, por exemplo, compartilhar um conteúdo do seu celular na TV (eles devem estar na mesma rede para que isso funcione). É parecido com a sua opção 1.
2. Usar as várias portas do roteador da Vivo, para melhorar a distribuição. Neste caso, o sistema Deco deve estar configurado em bridge, pois ele não será mais o roteador principal da sua rede.
Espero que dê para entender. Realmente, explicar isso sem fazer um desenho é um desafio! 😀
9 de agosto de 2021
Tenho uma casa de 3 andares e instalei 2 aparelhos deco m5 com resultado bastante satisfatório. Acontece que tenho interruptores e cameras wifi que usam somente 2.4 ghz. Os aparelhos deco nao separam as bandas 2.4 e 5.0 esses dispositivos nao funcionam. Tem como configurar diferente ou tenho que ter um roteador so para 2.4 nas areas onde necessito?
31 de agosto de 2021
Olá, Oyama. Não deveria ser problema. As unidades Deco divulgam somente um SSID (o que você definir para a rede) mas os dispositivos vão se conectar à rede 2,4GHz ou 5GHz de acordo com as capacidades de cada um. Se um dispositivo tem suporte somente a 2,4GHz, ele vai se conectar a essa rede e se manter nela.
6 de novembro de 2021
Ja tive esse problema…
O problema é que para configurar esses equipamentos… geralmente vc usa o celular tanto os interruptores quanto as cameras…
E pelo celular vc esta conectado ao roteador Deco pelo 5ghz e ai nao acha os equipamentos 2.4ghz
Resolvi isso desligando temporariamente o 5ghz do DECO para configurar os dispositivos e depois de tudo configurado liguei o 6ghz
9 de novembro de 2021
Hum, isso não deveria ser problema. O Deco faz a integração entre as redes 2.4GHz e 5GHz de forma totalmente transparente.
29 de julho de 2021
Olá David,
Estou querendo atualizar a rede do meu apartamento para o sistema Mesh… Porém tenho uma rede cabeada com quatro cabos (1 sala, 1 escritório, 1 quarto filha e 1 quarto casal), para expandir a rede wifi uso dois repetidores conectados via cabo, 1 no escritório (que alimenta um switch para dois PC’s e uma TV) e o outro no quarto casal (que alimenta um Receptor e uma TV através do Wifi) e cada um tem uma rede (um pouco chato por que tenho que trocar as redes manualmente e por isso quero usa a rede Mesh), mas também uso a rede cabeada (TV quarto filha, PC, PS5, Receptor de TV etc…) e não queria perdê-la. Como eu poderia solucionar esse “problema”? Pois estou sofrendo com instabilidade (isso começou de 1 mês pra cá, não sei o que houve, pois funcionava perfeitamente) e tendo que reiniciar com frequência o roteador e os repetidores e também quero trocar o roteador para um gigabit…
Algumas dúvidas:
Estou querendo comprar o sistema Deco M5 com 3 da TP Link, não quero perder a rede cabeada, e como o Deco M5 só tem duas saídas RJ45 eu não conseguiria alimentar a minha rede cabeada (4 cabos). Eu consigo usar o sistema Mesh junto com o roteador? (recebo internet através de fibra por uma ONU que é conectada a um roteador Tp Link Archer C60 que já está um pouco defasado que também é através desse roteador que alimenta a rede cabeada)
1.Estou querendo comprar o TP Link Ax10, Ax50 ou o Ax73, funciona junto o Deco M5? Nesse caso, eu só compraria um novo roteador se funcionar;
2. Consigo usar só o sistema Mesh com um Switch para alimentar a rede cabeada? E também usar os outros dois Decos cabeados? (substituindo os dois repetidores) colocando um Deco no escritório para alimentar outro Switch para dois PC’s e uma TV e o outro Deco no quarto casal para alimentar o receptor de TV?
3. Ou simplesmente troco o roteador por um mais recente (TP Link Ax10, TP Link Ax50 ou TP Link Ax73 que ambos já contam com Wifi 6 e é Gigabit) e continuo com os meus repetidores?
São muitas dúvidas, me perdoe, mas agradeço muito se você conseguir me ajudar.
Obrigado e sucesso sempre!!!
31 de julho de 2021
Olá, João.
Entendo que a opção 2 é suficiente para atender a sua demanda, sem a necessidade de outros roteadores.
Qual a ONT (fibra) que está instalada? Qual é o provedor? pode ser que a configuração do Deco tenho que ser levemente diferente se a ONT não for “router” e for somente “bridge”.
Lembrando que para tirar todo o proveito do Deco ele deve ser o primeiro elemento da rede e todos os outros devem estar APÓS ele (veja a minha instalação: https://david.guimaraes.eng.br/wp-content/uploads/2020/07/Diagrama-casa.png). Aí ele pode ficar em modo “router” e controlar todo o tráfego da sua residência.
Se você usar algum tipo de TV que deve ficar ligado direto na ONT (TV via fibra, do proprio provedor) o mais fácil é deixar o Deco em modo “bridge”.
Devo escrever um artigo sobre isso em breve.
Espero ter ajudado.
4 de julho de 2021
Olá, poderia me tirar uma dúvida? Queria saber se dá para ligar um switch a partir do 2° mesh? A conexão entre o 1° e o 2° mesh é através do Wi-Fi.
6 de julho de 2021
Olá, Josimar.
Sim, deve funcionar sem problemas. Você pode conectar um switch em qualquer uma das portas. Só lembrando que a taxa máxima estará limitada pela conexão WiFi.
24 de julho de 2021
Olá David, bom dia!! Parabéns pelas excelentes dicas e formas de endereçar questões tecnológicas.
Queria pegar umas dicas tb:
Eu tenho vivo fibra de 200mg e modem em um quarto que trabalho.
Desse quarto vai cabo de rede para sala, onde concentra a chegada de outros 3 cabos de rede vindos de outros dois quartos e do quarto de empregada.
Eu pretendo colocar o roteador TP-LINK deco m5 com 3 unidades. Assim, pergunto:
1) depois de configurar os 3 ao lado do modem, queria posicionar o deco principal na sala conectado com o modem vivo via cabo de rede. Tudo bem ou precisaria ficar proximo do modem?
2) do deco principal na sala, queria colocar um switch e através deste conectar tb via cabo o segundo. E o terceiro seria via wifi mesmo.
Acha que faz sentido ou teria que pensar em alternativa diferente?
Muito obrigado e desculpe-me as oerguntas de leigo no assunto.
Abs
Cleber
27 de julho de 2021
Olá, Cleber. Deve funcionar, sim. O Deco principal não precisa estar fisicamente próximo ao modem, mas deve estar conectado a ele via cabo. “Depois” do Deco principal, você pode colocar os outros como quiser, ou seja, via WiFi, cabo direto ou usando o switch. Se for usar um switch, esteja atento aos modelos, conforme indiquei no artigo. Você usa IPTV da Vivo? Neste caso, há configurações específicas para ligá-lo após o Deco.
30 de junho de 2021
Olá. Qualquer switch T-Link não gerenciável tem suporte ao protocolo IEEE 1905.1?
Gostaria de colocar um switch de 24 portas em um projeto com 5 M9 em topologia estrela para aproveitar o recurso de Backhaul, visto que todo o apartamento está cabeado com CAT6.
1 de julho de 2021
Olá, Luiz
Segundo a própria TP-Link, sim, conforme está em https://www.tp-link.com/no/support/faq/1794/. Coloquei essa parte abaixo:
1 de julho de 2021
Obrigado pela resposta. Eu vou utilizar um TL-SG1024D (24 portas) para evitar cascateamento de switches de 8 portas.
3 de julho de 2021
Luiz,
O cascateamento de switches não deve ser um problema, especialmente em ambientes de baixo tráfego (ambiente residencial ou pequenos escritórios). Observe que, dependendo das distâncias envolvidas, o custo de trazer todos os cabos até o switch pode ficar bastante superior ao custo de 3 ou 4 switches distribuídos.
22 de junho de 2021
Ola David tudo, posso fazer um rede em cascata mesh em areas comuns de um ED por exemplo de 10 andares , sendo a cabo, com o aplicativo mesmo faço a configuração e de quantos for necessario e posterior só coloco nos lugares apropriados
22 de junho de 2021
David tudo bem , desculpe na pergunta anterior me expressei mau, quero saber se consigo fazer essa rede toda antes digamos em uma sala pelo aplicativo e marcados os deco e posterior a isso coloc[a-los em seus lugares , mas interligalos via cabo, outra pergunta consigo fazer essa rede mesh digamos com 20 deco5, desde já obrigado
25 de junho de 2021
Olá, Victor. Na verdade o ideal é realmente que eles sejam configurados quando estão próximos, e depois levados para a posição final. Fica mais fácil. Com relação à quantidade, a TP-Link diz que não há um limite real da quantidade, porém podem haver problemas de desempenho, dependendo de como eles são conectados (WiFi, Ethernet, híbrido). Veja em https://www.tp-link.com/dk/support/faq/1588/. Mas observe que há um limite de dispositivos (celulares, etc) que podem ser gerenciados pela rede, e esse número é 100. https://www.tp-link.com/us/support/faq/1589/ Essa quantidade de dispositivos é adequada para uma aplicação residencial, mas pode não ser suficiente para um ambiente empresarial. É o seu caso?
25 de junho de 2021
(respondi na sua outra pergunta)
21 de agosto de 2021
Oi David qual modelo de switch 24 portas para montagem em rack você indica que tenho o protocolo IEEE 1905.1? Pois preciso que os decos funcione na função mesh
31 de agosto de 2021
Olá, Filipe. Não tenho nenhuma indicação específica. Basta você confirmar, pelo datasheet do switch, que ele tenha suporte ao protocolo. Ou, como o próprio site da TP-Link sugere, usar um modelo da própria TP-Link.
7 de junho de 2021
David, boa noite!
Tenho provedor NetClaro em SP e gostaria de saber se Antes de o instalar o Deco M5 é necessário alterar algum parâmetro no modem ou trocá-lo para Bridge ou mesmo inativar as redes Wi-Fi do modem.
Além disso lendo os Post entendi que utilizando um switch da TP-link a topologia indicada é ligar o switch após o Deco principal e se necessário colocar os demos Decos ligado no switch ou via Wi-Fi quando possível, certo?
9 de junho de 2021
Olá, Marcelo. Não é necessário alterar nenhuma configuração do seu modem da NET, pode instalar o Deco principal diretamente a uma das portas do modem da NET. A utilização do modo bridge não é tipicamente necessária para aplicações normais. O modo router vai justamente adicionar segurança e controle à sua rede. Existe algumas exceções que podem exigir o modo bridge. Uma delas é você precisar conectar um receptor de TV IP da própria NET. Ainda assim, há alternativas para evitar o uso do modo bridge.
Se você for usar um switch para conectividade das unidades Deco secundárias, ele deve estar APÓS o Deco principal.
Não é necessário desativar o WiFi do modem da NET, porém os dispositivos que se conectarem a essa rede terão problemas em interagir com o restante da sua rede. No meu caso, uso um modem da Oi e deixei o WiFi ligado, mas fica somente para uso muito, muito eventual, se eu estiver desconfiado de alguma falha em alguma configuração que fiz na rede Deco. Como você provavelmente tem dispositivos que já “conhecem” essa rede, pode ser mais prático desligar o WiFi.
21 de maio de 2021
Oi, David. Estou tentando conectar meu computador direto no deco M5, através de cabo, mas ele parece não reconhecer automaticamente. É preciso fazer alguma configuração pra possibilitar essa conexão? Valeu!
26 de maio de 2021
Otaviano,
Não deveria haver problemas. Garanta que o Deco que você está usando está associado adequadamente à rede de sua residência.
Você deve estar usando alguma das formas de conexão abaixo
1. MODEM -(cabo) – DECO -(cabo)- COMPUTADOR
2. MODEM -(cabo) – DECO -(cabo)- DECO -(cabo)- COMPUTADOR
3. MODEM -(cabo) – DECO -(wifi)- DECO -(cabo)- COMPUTADOR
Como está fazendo a conexão?
27 de maio de 2021
Neste momento eu conecto o meu PC no Deco através de um adaptador de wifi (só que é muito instável, por isso a tentativa via cabo). Então acredito que o Deco está devidamente associado à rede.
O Deco que estou usando não possui nenhum cabo de rede associado, ele puxa a conexão direto pelo wifi do Deco principal, que daí sim está ligado no modem pelo cabo, então seria a opção 3.
1 de junho de 2021
Otaviano, deveria funcionar adequadamente. Você já experimentou conectar seu computador direto na segunda porta do Deco que está ligado via cabo seu roteador? É um bom teste. Se não funcionar, provavelmente é algo no seu computador mesmo.
14 de maio de 2021
David, boa tarde.
Estou com o mesmo problema que você. Eu tenho o Deco M5 na sala ligado diretamente no modem da Claro/Net e dele o cabo vai para o switch. Desse Switch tenho cabo que sai para outros aparelhos (televisão, video game) e também para o deco que está no meu quarto. O outro Deco se conecta com o da sala sem cabo.
Wifi na sala – 240 megas – exatamente o plano contratado
Computador no escritório (via cabo | claro, deco sala, switch, pc) – 240 megas – exatamente o plano contratado
Wifi no quarto – 120 megas no máximo – deco via cabo (claro, deco sala, switch, deco quarto)
Wifi no escritório – 70 megas no máximo – deco sem cabo (claro, deco sala, deco escritório)
Meu Switch é o SWITCH 8 PORTAS GIGABIT DE MESA 10/100/1000 MBPS TL-SG108, tp-link, Switches de Rede.
O deco é giga, o switch é giga e os cabos, são gigas.
Você consegue me auxiliar?
14 de maio de 2021
Daniel, não vejo nenhum motivo óbvio para essa diferença de desempenho. A queda de desempenho no Deco via WiFi é esperada, e depende muito da distância e do que tem entre as unidades (paredes de concreto, parede de tijolos, espelhos, etc). Mas não era esperada uma queda do primeiro Deco para o segundo, considerando que estão via cabo. Posso sugerir algumas coisas: (1) confirme que o cabo está conectado adequadamente. Você pode ver isso pelo app do Deco, que indica se a conexão está via cabo ou via wifi (2) o TL-SG108 tem uma interface web bem interessante. Verifique se existe alguma limitação de throughput na porta que está sendo usada. (3) faça um teste interno da rede, sem sair para a impressora. Uso dois computadores e coloque o software iperf em ambos, e verifique a taxa máxima obtida. Se precisar de alguma dica sobre como usar, me dê um toque.
30 de abril de 2021
Olá David.
Estou reformando um apartamento e gostaria de aproveitar e instalar os cabos de rede e coaxial para ter sinal de internet e TV na casa toda. Tenho assinatura da Vivo Fibra 100Mbps.
Comprei um kit Deco M5 para instalar nesse apartamento. Se for necessário posso adquirir um 2º kit para maior cobertura.
Gostaria de saber se você pode fazer uma consultoria para desenhar o esquema de cabeamento para instalação dos Decos, cabos de rede, switches e coaxiais.
30 de abril de 2021
Oi, Newton. Sim podemos conversar sobre a consultoria. Entre em contato comigo pelo email david@guimaraes.eng.br
29 de abril de 2021
Fala David, é o Eder novamente, eu já tenho o roteador wr 941, instalei tudo, cabeamento feito, mas tenho pontos onde o Deco está me entregando 30mb, mesmo cabeado, se eu tiro o cabo do reteador e coloco o cabo no Deco principal e ligo ele nos secundários me entregam 300mb, será que pode ser o roteador, o que me aconselha?
Abs,
30 de abril de 2021
Oi, Eder,
As portas do TL-WR941 são 10/100, de forma que a taxa nunca será maior do que 100Mbps. Veja nesse link
https://www.tp-link.com/br/home-networking/high-power-router/tl-wr941hp/#specification
Ainda assim, deveria chegar a 100Mbps sem muito problema. Algumas sugestões:
(1) Faça um teste com outros cabos. Pode ser problema no próprio cabo.
(2) Faça um teste conectando um laptop diretamente na segunda porta do Deco. Tem que chegar aos 100Mbps.
(3) Se puder, troque o TL-WR941 por um switch gigabit (nem que seja emprestado). Deve chegar na taxa máxima que você contratou.
29 de abril de 2021
Olá David.
Estou reformando um apartamento que está na fase de instalação dos cabos elétricos. Gostaria de aproveitar e instalar os cabos de rede e coaxial para ter sinal de internet e TV na casa toda. Tenho assinatura da Vivo Fibra Ótica. Fizemos os conduítes de passagem separados para os cabos de rede.
Comprei um kit Deco M5 e gostaria de instalar nesse apartamento. Se for necessário posso adquirir um 2º kit para maior cobertura.
Gostaria de saber se você pode fazer uma consultoria para desenhar o esquema de cabeamento para instalação dos Decos, switches, cabos de rede, cabos coaxiais, etc.
Me confirma se você faz esse tipo de consultoria.
30 de abril de 2021
Oi, Newton. Sim podemos conversar sobre a consultoria. Entre em contato comigo pelo email david@guimaraes.eng.br
27 de abril de 2021
Davi, boa noite!
Estou montando uma rede no meu Apto e vou utilizar o Deco m5 e cabeamento 10/100.
Tenho um modem da Vivo fibra 300mb, roteador tp link tl-wr941, cabeamento 10/100 saindo deste local para receber 5 decos m5, gostaria de rodar todos os Deco m5 no cabo, pois o apto é de 280 metros e não queria perder sinal.
Consegue me explicar a sequência de instalação saindo do modem Vivo e se preciso adicionar algum equipamento?
Desde já muito Obrigada,
Éder
29 de abril de 2021
Olá, Éder.
Não vejo vantagem em usar o roteador TP-Link WR941, pois ele vai gerar um WiFi que será adicional à rede que o Deco vai disponibilizar. O ideal é usar o WiFi somente pelos Decos.
A instalação mais simples é ligar o Deco diretamente no roteador da Vivo, e deixar as outras unidades se sincronizarem diretamente via WiFi. Isso já vai funcionar. Como o imóvel é grande, você pode interligar os Deco via um switch, colocado *depois* do primeiro Deco (sempre!). Isso vai facilitar a troca de informações entre eles.
Veja esses exemplos que estão na documentação da TP-Link
Usar o switch provavelmente vai facilitar. Mas você pode misturar, colocando alguns no switch e outros via WiFi mesmo.
20 de abril de 2021
Olá David, muito legal sua explicação. Estou com uma duvida de principiante, e nao consegui achar claro como proceder. Acabei de adquirir meu segundo deco, e tenho um cabo passado para uma TV, como o Deco tem 2 portas de rede, estou querendo ligar o segundo em serie com o primeiro (sem passar por switch, ligar um Deco no outro), e ligo minha TV via cabo no segundo deco, que ficará ao lado dela.
Minha duvida é: para eu adicionar o segundo deco a Rede, eu faço isso via mesh e depois conecto eles via cabo ou conecto primeiro o cabo antes de adiciona-lo atraves do app?
21 de abril de 2021
Diran, os Deco conseguem identificar troca de configuração automaticamente: colocar o cabo, retirar o cabo, etc. O dica é sempre garantir que estão funcionando estando fisicamente próximos, e depois distribui-los pela residência. Colocar e tirar o cabo é automatico. A única operação que tive problemas foi que em uma das alterações troquei o deco “principal” com um dos “secundários” e eles não reconheceram a nova configuração, não teve jeito. Fora isso, não há problemas.
Pelo que entendi você quer fazer algo assim, certo?
INTERNET -(cabo)- DECO -(cabo)- DECO -(cabo)- TV
Deve funcionar sem problemas.
Depois avise se deu certo.
16 de abril de 2021
Olá David. Hoje instalei o número 1 e 2 via cabo e o 3 via Wi-Fi. No meu quarto que seria o número 2, ao fazer teste de velocidade, eu senti que perdi velocidade via Wi-Fi em ralação ao meu repetidor antigo.
O que pode estar errado?
18 de abril de 2021
Resolvido pois a banda estava limitada. Aproveitando, vou precisar fazer a mesma configuração sua. O switch é plug and play?
21 de abril de 2021
Sim, Sandro. A maioria dos switches não precisa de nenhuma configuração para funcionar. Basta ligar que ele identificar os dispositivos. Isso já faz parte do protocolo Ethernet. Só fique atento ao modelo do switch, com relação ao suporte ao IEEE1905.1
23 de março de 2021
Olá, David. Aqui em casa todos os cabos estão saindo do modem pq no local onde o modem foi instalado, não há necessidade de wifi. E cada deco m5(são 4) está em um lugar da casa. Vou tentar desenhar aqui:
____mesh____ M5
____cabo____ Main M5 /____mesh____ M5
Modem /
\ ____cabo____ M5 (por mais que esteja no cabo, ele só conecta via mesh :/)
Porém o M5 que está ligado no cabo e não é o main, não funciona via ethernet, só pega por sinal mesh, mas ele é um dos mais afastados e as paredes da casa é suuuuper grossas, resultado que o sinal vindo dele só tem 15-20 MB.
O M5 main sempre tem que ta entre os outros M5 ligados via cabo?
23 de março de 2021
Wagner, não consegui entender o desenho pois o texto acabou desconfigurado. Mas se você tem a intenção de colocar o Deco como router, apenas um deles deve estar conectado ao roteador principal. Os outros irão se interligar por wifi OU via cabo a partir da OUTRA porta do Deco principal. Se ligar todos os Decos diretamente ao roteador, não sei o que ocorrerá – essa não é a topologia prevista.
25 de março de 2021
Olá, Wagner. Abri seu comentário em outra tela e consegui ver a topologia que você está usando. Realmente não deve funcionar, pois o Deco tem uma porta que será definida como WAN (ou seja, ligada ao seu roteador) e outra que é a LAN (onde ele vai servir a rede local). Você conectou uma das unidades via cabo junto da porta WAN do Deco principal – desta forma eles não conseguirão usar a conexão Ethernet e realmente irão se comunicar via WiFi. A conexão via cabo entre as unidades Deco deverá sempre usar a porta LAN do Deco principal.
A única ressalva é se você usar o Deco no modo bridge. Neste caso, pode serque a interligação que você está propondo funcione, pois neste caso não sei se o conceito de portas WAN e LAN se aplica.
22 de março de 2021
Ola David, antes de mais nada fiquei muito contente pelo compartilhamento do Projeto, fotos, informações e detalhes, pois estou montando agora o Projeto para uma casa e como desconheço muito de rede e protocolos, seu Post foi 100% válido para mim. Porém sendo meu Projeto mais complexo, e uma casa sobrado, eu queria muito uma consultoria sua para um Projeto meu, o que acha ? Pois minha grande dúvida é se vou conseguir conectar um Deco direto no outro para a rede Mesh funcionar 100%, sem falar nos Switchs e aparelhos via cabo e Wifi conectados. Com uma ajuda rápida voce olharia meu Projeto, remotamente explico tudo, vc me dá umas dicas e eu te faço um Pix :-), o que acha ?
23 de março de 2021
Pode ser. Entre em contato comigo por david@guimaraes.eng.br
17 de março de 2021
Fala, David. Tudo bem? Obrigado por compartilhar sua experiência com a linha Deco da TP-Link. A minha casa é toda cabeada e, para suprir as áreas de sombra de sinal, tenho 3 roteadores diferentes com 3 redes diferentes. Isso é muito chato, já que a cada mudança de ambiente do apartamento é preciso mudar de rede. Para resolver esse problema, comprei um kit Deco e pretendo fazer a ligação entre os aparelhos via cabo (diretamente ou via switch), ao invés de via sinal de wifi. A minha dúvida é: fazendo a ligação via cabo eu conseguirei utilizar apenas uma rede na casa inteira, como ocorre na conexão dos Decos via sinal de wifi, ou terei que criar uma rede própria para cada Deco? Parabéns pelo post. Abraço!
17 de março de 2021
Oi, Daniel. Essa é justamente a vantagem dos roteadores mesh como o Deco. Os dispositivos (telefones, celulares) vão ver apenas uma única rede, incluindo 2,4GHz e 5GHz e todos os Decos da rede. Os terminais passam de um Deco para o outro de forma transparente, sem interrupção do tráfego (desde que haja cobertura continua, obviamente).
4 de março de 2021
Olá queria fazer a instalação da minha internet dessa forma queria saber se vou ter problemas, do modem principal wi-fi VIVO fibra 300mega, queria puxa um cabo pro switch Tp-link Ls1008g e queria ligar um roteador mesh giga intelbras no proprio switch, por ser marcar diferente pode ter conflito? vou utilizar apenas uma unidade do mesh. Aguardo!
9 de março de 2021
Rudimar,
Não deve haver problemas. Os problemas relatados no artigo são para o caso em que a interligação das unidades Mesh é feita através de um switch.
13 de fevereiro de 2021
Pessoal,
Recentemente mudei para uma casa grande no interior. Tanto eu qto minha esposa ficamos Boa parte do dia em reuniões remotas.
Dessa forma gostaria de criar uma rede mesh para resolver o problema do wifi na casa toda e gostaria de colocar um roteador com balenceador para ter dois links de Internet configurado com fail over.
Penso em ter um roteador com balencedor recebendo os dois links e ligado a um switch gigabit. Em tres portas do switch gostaria de colocar o deco ligado como access point, nas outras portas usaria para ligar almentos por cabo.
Alguem sabe se isso funciona no deco ?
Obrigado
14 de fevereiro de 2021
Marcel,
Existe mais de uma maneira de se construir essa solução. E vai depender se os equipamentos na sua residência precisam ter comunicação entre si (por exemplo, compartilhamento de arquivos, impressoras em rede, compartilhar imagens em smart TV, etc). Neste caso, observe que todos estes elementos precisarão estar em uma mesma sub-rede para funcionar. Se o Deco estiver em modo “roteador”, todos os equipamentos precisarão estar APÓS ele. Talvez a condição seja diferente se eles estiverem em modo “bridge”.
9 de fevereiro de 2021
Curioso, tenho exatamente o mesmo problema, só que o do Deco M4.
Achei no próprio app a resposta sobre o IEEE 1905.1 e uso um switch D-link igual ao seu.
Procurei no site da TP-Link o datasheet desse mesmo TL-SG108E e não achei nada sobre o IEEE 1905.1. Não quis comprar no escuro, mas lendo aqui que funciona talvez adquira o switch.
9 de fevereiro de 2021
Nos testes que eu fiz eu vi os pacotes IEEE 1905.1 passando pelo switch. Não estou tendo problemas com esse modelo. Mas ele é um pouco caro, talvez você outros mais em conta, que não sejam gigabit.
28 de janeiro de 2021
David, bom dia!
Comprei o Switch gigabit TP-Link TL-SG108E, conectei meu Deco principal nele, mas os Decos slaves não entram. Tem alguma sugestão ?
Obrigado !!!
2 de fevereiro de 2021
Olá, Rodrigo. Não deveria haver problemas com o TL-SG108E. Observe, no entanto, que o switch está na rede LAN, e não na rede WAN. É essa a configuração que está usando?
24 de janeiro de 2021
Olá! Estou com dificuldade para fazer minha rede funcionar. Meu roteador da net está em modo bridge. Meu Deco m9 está conectado a ele fazendo o roteamento. Um cabo está saindo deste Deco e indo para um switch tplink LS1008G. Conectado ao switch tenho outro Deco m9. O problema é que não está mais funcionando. Hoje pela manhã estava. Alguma sugestão?
25 de janeiro de 2021
Olá, Pedro. Não tenho experiência com o Deco M9, mas imagino que o software dele seja bastante similar ao Deco M5. Vale a sugestão tradicional: verifique se há alguma update de software a ser feito no Deco. E reinicie cada um deles. Eventualmente tenho que fazer isso em minha rede com 3 Deco M5, mas não é muito comum. O Deco M5 tem uma página web para troubleshooting, você chegou a verificar se ela indica alguma falha?
24 de janeiro de 2021
Excelente publicação. Era o que estava procurando. Estou construindo uma casa mas o meu problema é a distância. A casa tem 46m de profundidade (área construída mesmo) e a internet chega no escritório (primeiro cômodo da casa). A ideia é colocar um Deco M5 no começo, meio e fim da casa, mas tenho receio da internet não chegar muito bem lá (mesmo com sinal wifi satisfatório). No seu caso você ligou somente um Deco M5 no switch. No meu caso, eu quero ligar o Deco 2 e Deco 3 no mesmo Switch. Não vou ligar nada nesses 2 roteadores. Serão somente para levar Wifi com mais qualidade. Ainda terei 3 pontos de rede na casa (3 quartos), caso forem necessários ligar algo por cabo. Neste caso, esses 3 pontos estariam ligado na mesma switch.
Resumindo:
– Internet ligado no Deco 1
– Deco 1 ligado na Switch
– Deco 2, Deco 3, e 3 pontos de rede ligados na Switch
Obs: Considerando tudo Cat6
Acha que isso dará problema?
25 de janeiro de 2021
Diego, não vejo problemas em fazer dessa forma – acredito realmente que é a melhor opção. Apenas verifique o modelo do switch e o suporte ao IEEE 1905.1. E para garantir desempenho máximo, use um switch gigabit, pois hoje já estão com um preço aceitável.
3 de fevereiro de 2021
Olá Diego, com relação ao seu comentário:
“– Internet ligado no Deco 1
– Deco 1 ligado na Switch
– Deco 2, Deco 3, e 3 pontos de rede ligados na Switch
Obs: Considerando tudo Cat6
Acha que isso dará problema?”
Essa configuração funcionou perfeitamente? Estou querendo comprar o M5 e utilizar uma topologia semelhante.
Desde já agradeço,
Paulo
4 de janeiro de 2021
Parabéns e obrigado por compartilhar o problema e a solução.
Você configurou o rotador como bridge?
Quem “gerencia” a rede? O modem ou o Deco principal?
Obrigado
10 de janeiro de 2021
Olá, Anderson. O Deco está configurado como roteador, para que eu possa tirar proveito dos recursos de firewall dele. A ONT de acesso à internet também está configurada como roteador, mas sendo que um está “atrás” do outro. Não é o ideal, mas não está prejudicando o desempenho da rede.
23 de novembro de 2020
Olá David, obrigado por compartilhar. Adquiri recentemente o deco m9 plus e tambem gostaria de fazer a instalação entre eles por cabo visando extrair a melhor performance.
Voce realizou alguma configuração adicional no switch TP-Link TL-108E ou foi plug and play mesmo?
Abraços,
1 de dezembro de 2020
Olá, Thiago. Liguei diretamente, sem necessitar de nenhuma configuração adicional.
26 de setembro de 2021
Boa tarde David.
Excelente post que me ajudou bastante na configuração do meu DECO M5. No entanto estou tendo um problema com a minha TV e não sei se você pode me ajudar.
Eu tenho Vivo Fibra e a Fibra chega ao meu da Vivo, que se conecta ao DECO Principal. Esse Deco Principal se conecta ao Switch Ls1005G de cinco portas e dele saem 3 cabos CAT6, 1 direto para o PC do escritório, 1 para o DECO que está na sala e outro para o DECO que está na minha suite. Tanto do DECO da sala como do DECO da suíte, saem cabos CAT6, na quando são ligados nos decodificadores das TVs, nas quais se ligam via HDMI nas Smart TVs.
A minha internet funciona perfeitamente, mas o problema está na minha TV que funciona por cerca de 4 a 5 dias, mas depois disso para de funcionar e para essa voltar a funcionar eu tenho que conectar um dos cabos de rede diretamente do Modem da Vivo com o Decodificador e reiniciar o modem da Vivo e o Decodificar, voltando então com a fiação como descrevi anteriormente e funcionando novamente por cerca de 4 a 5 dias, e repetindo dessa forma todo o processo.
Você saberia como configurar o Deco M5 de forma a evitar de fazer esse trabalho manual?!
27 de setembro de 2021
Luiz,
Excelente pergunta – estou para escrever um post sobre esse tema.
Tive problema similar com um decodificador IPTV da Oi TV: toda a vez que havia uma queda de luz, o decodificador não funcionava, até que eu ligava ele diretamente no modem Oi. Depois eu podia voltar ele prá outro ponto da rede.
Aparentemente o serviço de IPTV tem algum recurso que exige que o decodificador esteja na rede da ONT Vivo (modem fibra Vivo), não podendo estar atrás de um NAT. Funciona um tempo, mas depois realmente para de funcionar.
Neste caso, posso sugerir duas ações:
1. Mude a configuração da rede Deco para modo BRIDGE ao invés de modo ROUTER. Assim todos os dispositivos estarão na rede da ONT Vivo. A desvantagem é que você perde diversos recursos de proteção e gerenciamento do Deco, que só são possíveis no modo ROUTER.
2. Use a configuração IPTV do Deco (Avançado | IPTV VLAN). Ligue a opção IPTV/VLAN, use o Perfil ISP = “Bridge”. Indique em quais portas você tem os decodificadores de TV conectados. Quando você fizer isso, a porta selecionada irá se comunicar diretamente com a ONT, como se o Deco não estivesse no caminho. Ou seja, é como uma porta da própria ONT. A desvantagem desta configuração é que o decodificador de TV vai estar na rede da ONT Vivo. Se você usa algum recurso do tipo “Netflix” ou “espelhamento” direto no decodificador, seu celular não vai mais poder ser usado como controlador, pois o celular estará na rede Deco, e o IPTV vai estar na rede da ONT.
Eu fiz uma configuração semelhante ao item 2 (não com um IPTV, mas conectando um laptop), e funcionou.
Agradeço se puder dar um retorno após o teste.
Boa sorte.
30 de dezembro de 2021
Boa Tarde David,
Top seu tópico aqui, lhe enviei um e-mail, quando puder verificar agradeço.
4 de janeiro de 2022
Respondido, Alfredo.