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Faz alguns dias recebi um pedido de algumas dicas para configurações de equipamentos, visando iniciar um ministério de transmissão de cultos para uma igreja. Decidi incluir nesse artigo algumas configurações possíveis bem como dicas gerais que podem ajudar tanto quem vai iniciar esse trabalho, quanto quem já está fazendo a transmissão mas quer expandir o ministério.
Construo esse artigo com a ajuda de Pepê Menezes e Xerxes Frozi, pessoas totalmente plugadas e comprometidas com a excelência.
Mas antes, algumas premissas que aprendi e que valem para qualquer ministério na igreja:
- Não tenha medo de começar pequeno – não espere para ter tudo o que deseja para começar a transmitir. Junte os recursos mínimos necessários e se prepare para ir crescendo aos poucos.
- Não comece algo que não vai conseguir manter – fazer uma transmissão exige esforço e energia. Você terá que ter uma equipe para se revezar no trabalho. Comece fazendo uma transmissão de um culto, e depois avalie se vai ser possível continuar. Depois faça um culto por mês durante algum tempo. Passe para um culto por semana quando se sentir seguro. Não tente transmitir logo de cara todos os eventos. Bem poucas igrejas fazem isso justamente pelo esforço necessário.
Dicas gerais
- Sempre faça um teste antes de comprar algo – não compre um equipamento sem antes vê-lo em ação em outra igreja. Se possível consiga um emprestado para um teste no final de semana. O que pode ser maravilhoso em um data sheet pode não ser adequado para o seu tamanho de salão, iluminação, etc. Ou pode ser muito bom, mas complexo demais para a sua equipe.
- Comentários – decida se vai deixar os comentários abertos durante a transmissão (YouTube e Facebook permitem isso). Se deixar aberto, considere ter alguém para observar o que acontece durante a transmissão e depois, quando vídeo estiver publicado
- Verifique a banda de internet que será utilizada – A maioria dos provedores internet tem taxas diferentes para transmissão e recepção. Por exemplo, você pode ter 30Mbps para receber (downlink) mas somente 1Mbps para transmitir (uplink). Faça um teste usando o www.speedtest.net ou www.brasilbandalarga.com.br para confirmar. Fazer a transmissão usando a rede celular é arriscado, tanto pela instabilidade da rede quanto pelo consumo de dados: uma hora de transmissão pode consumir até 500Mbps.
- Cuidado com o que você vai transmitir – seu canal pode ser bloqueado se o seu pastor decidir passar um pedaço de um filme no meio da mensagem. Também pode haver problemas de direitos autorais nas músicas cantadas. Estude o regulamento do canal (YouTube, Facebook) que você irá usar para a transmissão, converse com amigos de outras igrejas que já fazem transmissão a mais tempo. Se o pastor for um missionário em um país fechado ao Evangelho, considere interromper a transmissão antes do início da mensagem.
Configurações
Esse artigo tem 4 configurações possíveis para uma transmissão de culto, em ordem crescente de custo, complexidade e recursos. De forma alguma é uma lista definitiva, mas são passos possíveis que podem ser efetuados. Não vou arriscar colocar o custo de cada configuração, mas não é difícil conseguir os valores na Internet. Mas nada de contrabando, hein? 😉
Transmissão direta do celular ou laptop
Basicamente um celular em um tripé apontado para o palco. Use um wifi de qualidade e conecte um carregador. Faça o teste com celulares diferentes, veja a possibilidade de ajuste de luz.
Uma boa alternativa é um laptop conectado a uma câmera simples – talvez uma webcam com boa resolução. O laptop vai ter um poder de processamento maior, e vai permitir a entrada de áudio saindo de sua mesa de som, o que é infinitamente melhor do que o som ambiente.
Aliás, qualquer transmissão consome bastante processador, pela necessidade de compactação do vídeo em tempo real. Verifique que o seu equipamento tem boa ventilação, pois ele vai esquentar. No caso do celular, não é qualquer carregador que serve. Um carregador fraco não vai conseguir manter o nível da bateria até o final do culto. Experiência própria 😉 .
Transmissão com recursos de corte no computador
Um computador usando o software vMix (www.vmix.com/). Este software permite fazer o corte entre várias entradas de vídeo, controle de audio, inclusive com a colocação de legendas básicas (nome da igreja, nome do pastor, etc). Neste computador deve ser instalada uma placa de captura que irá receber o sinal de vídeo das câmeras, e também o sinal de áudio já mixado da mesa de som. O próprio site já tem algumas configurações de referência (https://www.vmix.com/products/vmix-reference-systems.aspx). Observe que requer pelo menos um processador Intel Core i5 e uma boa quantidade de memória RAM (https://www.vmix.com/products/vmix-reference-systems.aspx#emerald )
Considere ter alguma forma de comunicação da mesa de corte para as câmeras, para que o diretor de corte possa solicitar ângulos especiais, ajustes, etc.
Câmeras: Podem ser câmeras HDMI ou SDI. Os cabos HDMI costumam ser caros, o SDI pode ser melhor para distribuir as câmeras adequadamente. ????
Considere usar uma das entradas para o computador da projeção dos cânticos e imagens. Vai ajudar para inserir imagens que estão sendo projetadas no salão de cultos, quando necessário (especialmente se o seu pastor gosta de usar recursos adicionais de vídeos, powerpoint, etc).
Neste caso você fica provavelmente 3 câmeras. Uma posição usual é duas câmeras no fundo e uma mais próxima do palco:
- Uma câmera fechada em quem estiver liderando aquela momento do culto, que pegue o palco exatamente de frente.
- Uma câmera mais aberta, que pode pegar todo o palco, mas que pode ser fechada para captar um instrumentista em particular quando necessário.
- Uma câmera mais próxima do palco, para pegar o pastor ou líder por outro ângulo, mas que pode ser virada em direção ao público, nos momentos em que isso for importante.
Switcher dedicado
Nesta configuração é utilizado um equipamento dedicado para o corte das imagens: o swicther. A configuração de entrada pode ser um ATEM Television Studio HD (https://www.blackmagicdesign.com/br/products/atemtelevisionstudio/design) ou ATEM Production Studio (https://www.blackmagicdesign.com/br/products/atem). Não é necessário adquirir uma “superfície de controle”, mas pode-se usar um computador básico que irá fazer o controle do equipamento.
Este equipamento faz a seleção de até 8 imagens, e tem mais de uma saída de vídeo. Assim, ele útil para se possa usar imagens diferentes na projeção e na transmissão. Considere que não faz sentido colocar o aviso do berçário na transmissão da internet. Por outro lado, não é interessante colocar imagens da própria igreja nas telas do salão de cultos, mas faz todo o sentido para a internet.
Quanto a esse ponto em especial, em minha igreja entendemos que a linguagem para o público interno é diferente do público da internet. Na maioria dos cultos, colocamos apenas a projeção dos cânticos e a imagem mais fechada do pastor ou líder nas telas do salão de cultos, deixando as imagens mais dinâmicas (banda, ângulos diferentes, movimento) somente para a transmissão internet. Entendemos que o público interno quer ver principalmente quem está liderando, enquanto quem está na internet precisa de uma visão mais ampla, já que a imagem transmitida é a única referência que eles terão do culto. O artigo How to Develop your church signature style for using video, da Church Production, amplia esse conceito ainda mais nesse link amplia esse conceito para três diferentes públicos: o local, o “salão auxiliar” e a Internet. Vale a leitura.
Quanto ao áudio, usa-se uma saída auxiliar de sua mesa de som, e não o mesmo som que é enviado às caixas de som do salão de cultos. Essa mixagem auxiliar deve incluir microfones de ambiente (para capturar palmas, a igreja cantando, risadas), e provavelmente terá um equilíbrio diferente entre banda e vocal. É usado um compressor de áudio para manter o nível de sinal razoavelmente constante, sem variar muito do momento dos cânticos para a pregação, para que o ouvinte não precise ficar abaixando ou aumentando o volume durante o culto. As mesas de som mais modernas tem o compressor como um recurso interno, sem a necessidade de um equipamento externo.
Para a transmissão, usa-se um equipamento dedicado, como o Matrox Monarch HD (https://www.matrox.com/video/pt/products/monarch_hd/). Esse dispositivo faz a preparação do streaming envia para mais de um canal ao mesmo tempo, por exemplo Facebook e YouTube e pode gravar localmente o sinal. Por ser uma caixa fechada, está menos sujeita a travamentos como um computador. Porém lembre-se de que para duas transmissões você precisará de uma conexão internet com mais capacidade de uplink, pois são duas transmissões distintas.
Pode-se considerar algumas câmeras sem operador, em ângulos específicos: sobre a bateria, por trás do pastor, ângulo aberto em direção à igreja. Como isso chega-se facilmente a 8 entradas ocupadas no switcher.
Cameras: ????
Um pequeno no-break ajuda a manter os equipamentos ligados no caso de falta de energia. O objetivo não é exatamente manter a transmissão ativa durante a falta de energia mas sim garantir que se não perca tempo quando a energia voltar.
Configuração Top
Neste cenário haverá uma sala de corte separada do salão de cultos, onde a equipe irá trabalhar. A grande diferença está no tratamento do áudio. Neste caso é usada uma mesa de som separada para a transmissão, e não apenas uma saída auxiliar da mesa principal. Uma mesa separada vai permitir uma equalização diferente para os instrumentos, especialmente para a bateria. Pode-se também usar inserts específicos nos canais, visando fazer a substituição de peças da bateria, ou tratamentos mais precisos nas vozes (auto-tune 😉 ). Um bom artigo sobre isso foi publicado no artigo Mixing for Streaming: Achieving Polish For A Service, da revista Worship Facilities.
Uma superfície de controle para o switcher permite um trabalho mais ágil, especialmente em ambientes com muitas câmeras.
Usa-se câmeras com controle remoto de sua configuração (íris, core, balanço de branco, etc), liberando os operadores das câmeras desta tarefa. Esse controle é feito pelo próprio ATEM.
O switcher deve permitir a geração de várias imagens, incluindo um PIP (picture-in-picture) com um quadro contendo a interpretação em LIBRAS para surdos.
Para o alto e avante
Configurações mais complexas podem ser avaliadas ou até usadas em eventos específicos, como Musical de Natal, aniversário da igreja, etc.
- Saídas para internet redundantes – duas saídas por empresas/provedores independentes, com comutação automática;
- Equipes de imagem distintas para os telões internos e transmissão internet;
- Câmeras de controle remoto total de ângulo, zoom;
- Câmera de palco portátil, com transmissão sem fio;
- Gravação da imagem das câmeras em separado, para uso posterior em pós-produção.
- Gravação do áudio em multi-track, para tratamento e mixagem posterior.
Mais recursos
Como já citado, os equipamentos e configurações citadas são as mais comuns nas igrejas atualmente, mas novas possibilidades surgem quase diariamente. É importante manter-se atualizado, sempre vendo o que outras igrejas estão fazendo, e acompanhando sites especializados como
Estes sites sempre indicam novos equipamentos, instalações exemplo, bem como dicas para cuidar e motivar a sua equipe que – acredite – talvez seja o maior dos seus desafios.