FacebookTwitter

Recebi uma chamada do meu próprio número. Meu celular foi clonado? NÃO!

By on jun 29, 2019 in Tecs | 5 comments

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

Devido a alguns acontecimentos recentes, tem sido divulgado que se você receber uma chamada do seu próprio número no seu celular é sinal de que seu telefone foi clonado ou hackeado. Isso não é necessariamente verdade.

O número que aparece no seu celular quando você recebe uma chamada vem da central a chamada foi iniciada. Esse número vem sendo passado central por central até chegar ao seu celular, que simplesmente o apresenta no visor. Se o número constar na sua agenda, o nome da pessoa é apresentado.

Existem, porém, casos onde isso não funciona corretamente. Se houver algum problema na identificação do número de quem ligou, a central que atende ao seu celular pode optar por mostrar o seu próprio número. Inclusive isso era bastante comum em viagens ao exterior, quando as chamadas recebidas sempre mostravam o próprio número de quem as atendia, pois havia limitações na troca de informações das centrais das operadoras do Brasil com as operadoras de outros países. Hoje ainda ocorre, mas com menos frequência.

Não confundir com uma falha recente no WhatsApp na qual o aplicativo era invadido no momento do recebimento de uma chamada. Neste caso a chamada recebida tinha alguns parâmetros alterados que permitiam o controle do aplicativo de quem recebia a chamada. Mas não é o caso. Aqui estou comentando sobre chamada convencional, não de aplicativos.

A partir daqui entro nos detalhes técnicos:

Quando uma chamada entra em uma rede móvel, ela chega a uma central, a G-MSC. Neste ponto o Calling Party Number é o originador, e o Called Party Number é o destino [1]. A G-MSC gera uma consulta ao HLR, visando localizar o terminal de destino. Para isso usa a mensagem Send Routing Information (SRI) [2]. O HLR já sabe qual a central que está atendendo ao terminal, que é a V-MSC. O HLR irá enviar à V-MSC a mensagem Provide Roaming Number (PRN) [3], que retornará com um número temporário [4] (Roaming Number) que permitirá que a chamada de voz possa ir da G-MSC para a V-MSC [5]. A chamada então é encaminhada da G-MSC para a V-MSC [6], e entregue ao celular destino. [7]

Troca de sinalização na chamada recebida

Quando a chamada vai da G-MSC para a V-MSC, o seu Calling Party Number tem que ser o próprio terminal que está recebendo a chamada, e o Called Party Number é o número temporário, o Roaming Number (MSRN), e a informação do número chamador original foi perdida. Isso ocorre pois o ISUP-BR, protocolo que as centrais usam para o transporte das chamadas de voz, só permite a passagem de dois números, ou seja, o origem e o destino.

A solução para isso é passar o número do chamador pela sinalização, dentro das mensagens Send Routing Information [2] e Provide Roaming Number [3]. No momento de entregar a chamada ao celular destino, a V-MSC deve usar a informação que chegou através da sinalização [2] e [3], e não da chamada entre as centrais [6]. Esse processo é chamado de CLIP over MAP, ou seja, passagem de informação do número origem (CLIP) pela sinalização (over MAP).

Se este processo não funciona adequadamente, a central destino (V-MSC) vai decidir entregar a chamada com a informação que veio pela chamada [6], e o próprio número vai aparecer no visor do celular.

Chamada recebida com falha de identificação da origem

Existem alguns motivos para isso ocorrer. Um deles é a falta do CLIP over MAP na central de destino. Embora no Brasil o CLIP over MAP seja suportado desde o início (devido às limitações do ISUP-BR), em outros países esse recurso não existia, e ao receber uma chamada fora do Brasil a central ignorava o número recebido via sinalização e apresentava o número da chamada. Hoje esse recurso já é suportado pelas principais operadoras mundiais.

Já para os casos em que isso ocorre no Brasil mesmo, a falha pode ocorrer se a central origem não preencher adequadamente o número do terminal de origem. Quando isso ocorre, não há o que ser passado nas mensagens de sinalização, e a central final decide por mostrar o número que ela recebeu na chamada, ou seja, o próprio número.

Eventualmente essa condição pode ter sido proposital. Por exemplo, a ligação pode estar partindo de uma empresa de telemarketing que não quer que seu número seja identificado. Dependendo do recurso usado para ocultar o número que está ligando, pode haver uma falha na rede, gerando a situação do próprio número no visor do celular que recebe a chamada.

Mas ainda assim isso não significa que o seu número foi clonado ou hackeado.

Portanto, se você receber uma chamada do seu próprio número, não se assuste. Pode ser somente uma falha de rede.

O processo descrito acima, com mais detalhes, está definido nas especificação 3GPP TS 23.018

5 Comments

  1. Sony Santos

    8 de agosto de 2021

    Post a Reply

    Era justamente uma explicação técnica assim que eu estava procurando. Obrigado!

  2. Andressa

    6 de agosto de 2020

    Post a Reply

    Eu recebi três chamadas do meu próprio número. As duas primeiras só vi depois, e hoje dia 6 de agosto de 2020 eu estava com o celular na mão quando tocou era meu número e eu atendi, era um homem do outro lado da linha com meu número. Agora estou achando que meu número foi clinado. Liguei na claro e eles disseram que estava tudo normal na minha linha. Vou na delegacia me informar e fazer BO se necessário.

  3. ALVARO Filho

    14 de fevereiro de 2020

    Post a Reply

    Se bloquearmos preventivamente o número chamado, supondo ser um telemarketing, estaremos nos bloqueando? Se bem que pouco importa, pois não conheço casos de gente sã fazendo ligações para o próprio número.

    • David

      17 de fevereiro de 2020

      Post a Reply

      Boa pergunta. Se você bloquear o seu próprio número o seu celular não irá tocar quando receber esse tipo de chamada, e ela será redirecionada para a caixa postal, se você tiver. Mas isso não deve afetar as chamadas que você irá fazer. Isso porque o bloqueio é de RECEBIMENTO, e implementado no APARELHO, e não na rede. Ou seja, o seu aparelho irá recusar chamadas que venham do seu próprio número, mas nada acontecerá na rede.

Trackbacks/Pingbacks

  1. É boato! Hackers fazem ligação do seu próprio número de celular para clonar o seu telefone | Portal MPA - […] uma tentativa de hackeamento. Na maioria dos casos, se tratava de telemarketing ou um “erro de rede”, às vezes, proposital,…
  2. É boato! Hackers fazem ligação do seu próprio número de celular para clonar o seu telefone | | Portal Amirt - […] significava uma tentativa de hackeamento. Na maioria dos casos, se tratava de telemarketing ou um “erro de rede”, às…
  3. É boato! Hackers fazem ligação do seu próprio número de celular para clonar o seu telefone – Portal Sete.com.br - […] significava uma tentativa de hackeamento. Na maioria dos casos, se tratava de telemarketing ou um “erro de rede”, às…
  4. Hackers fazem ligação do seu próprio número de celular para clonar o seu telefone #boato - […] significava uma tentativa de hackeamento. Na maioria dos casos, se tratava de telemarketing ou um “erro de rede”, às vezes,…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *